Limpeza periodontal evita doenças graves da gengiva
Às vezes apenas a escovação dos dentes não é suficiente para que certos quadros da odontologia deixem de ocorrer. As doenças relacionadas ao periodonto, que envolvem os tecidos ao redor do dente, são um exemplo que requerem uma limpeza periodontal para que a prevenção seja exercida.
Os tecidos que compõem o periodonto são os responsáveis por dar suporte aos dentes, além das doenças a serem explicadas a seguir, a possibilidade é que os dentes também caiam.
Quais são as doenças?
Por ser um lugar de pouco acesso durante a escovação sem uso do fio dental, a gengiva costuma acumular placa bacteriana, que, em contato com os minerais da saliva, consequentemente se calcifica e se torna o conhecido tártaro.
A limpeza periodontal atua como agente para a eliminação tanto da placa quanto do tártaro, desenvolvendo a saúde bucal e impedindo que ocorra a inflamação da gengiva, que é a gengivite, podendo se tornar um caso mais grave, como a periodontite, quando o tártaro cria bolsas periodontais que afastam a gengiva dos dentes.
Mais grave ainda seria a endocardite bacteriana, que tem capacidade de se infiltrar na circulação do sangue, de acoplar-se nas válvulas do coração e de atrapalhar seu funcionamento. Para evitar diagnósticos graves futuros, além da limpeza periodontal, é essencial que a escovação diária siga uma disciplina rígida e contínua:
- Dieta controlada da ingestão de açúcar;
- Higienização dos dentes após as refeições ou três vezes ao dia;
- Limpeza da superfície da língua;
- Aplicação do fio dental ao menos uma vez por dia.
Como é o tratamento?
A limpeza periodontal é feita com a profilaxia dental. É um procedimento que consiste na raspagem da placa bacteriana e do tártaro nos dentes. Inicialmente é utilizado um aparelho de ultrassom para retirar o tártaro. Em seguida, é usado um jato de bicarbonato para polir os dentes, deixando-os lisos e claros. Por último, é aplicado flúor para bloquear o aparecimento de cáries.
A limpeza periodontal proporciona que a superfície do dente fique alisada e preenchida com flúor. Isso impede que a placa bacteriana volte de forma agressiva, ocasionando em uma menor frequência do tártaro.
Para saber mais sobre limpeza periodontal
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!