Benefícios de tratar canal dente

Um dente doente na boca, pode causar estragos em toda a dentição e também prejudicar a saúde geral do corpo humano. Por isso, sempre que um problema dentário for percebido pelo paciente é importante procurar atendimento odontológico o mais rápido possível. No caso de tratar canal dente, o procedimento requer cuidados e um diagnóstico preciso, evitando inclusive a extração de uma saliência não tratada adequadamente e no momento certo.

Tratar canal dente é perigoso

Além do medo da dor, algumas pessoas têm a crença popular de que o tratamento de canal é perigoso. O perigo na verdade é não tratar canal dente, isso sim pode colocar em risco a saúde do paciente. Atualmente, graças à qualidade dos equipamentos e à alta tecnologia presente na odontologia, o procedimento é feito de forma rápida e tranquila.

Confira dicas para que o tratamento seja ainda mais eficaz:

  • procure um bom profissional, com experiência e capacitado;
  • algumas clínicas optam pela sedação em pacientes com alto grau de nervosismo;
  • o tratamento é feito com anestesia local;
  • não é dolorido;
  • após o tratamento, a dor vai embora e o paciente volta a sorrir de novo.

Tratar canal dente e cuidados

Depois de realizar um tratamento de canal, o dente tratado fica mais sensível. O recomendado pelos profissionais é evitar, logo nas primeiras horas após a cirurgia, consumir alimentos muito duros. Também é necessário seguir com os medicamentos prescritos pelo dentista, isso porque, nas primeiras horas após o procedimento, o paciente pode sentir um desconforto e até algumas dores leves no local.

Tratar canal dente é algo bastante simples e em grande parte dos casos, o paciente não precisa retratar o canal pelo resto da vida. Entretanto, para manter a saúde bucal é preciso acompanhar a evolução do tratamento. Após o procedimento, é necessário manter as visitas ao dentista, com consultas periódicas e investir ainda mais na prevenção, realizando limpeza e escovação adequada. Deixar um dente que sofre com problemas de canal sem tratamento é algo muito perigoso. Dessa forma, os inchaços tendem a piorar, causando mais infecção ao local. A saúde bucal é investimento constante.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.