Endodontia: tratamento de dente canal

Ainda na infância, muitas pessoas adquiriram o medo de frequentar o dentista. Sempre que os pais avisavam que era hora de visitar a clínica dentária, a maioria dos pequenos não se sentia feliz, nem tampouco à vontade. E aí começam os choros e reclamações. Na verdade, antigamente, se criou uma falsa crença que as consultas ao dentista só ocorriam quando os dentes estavam cariados, o que, sem dúvida, tornava o processo bastante doloroso.

E o que dizer então do “temido” tratamento de dente canal. Só de ouvir falar, alguns pacientes tinham vontade de sair correndo da cadeira. Todos estes mitos que se criaram em torno do atendimento odontológico têm caído por terra. Muitos pacientes ainda têm receio só de ouvir a palavra “canal”, mas é preciso entender o procedimento para saber que se trata de algo simples e quase indolor.

Como funciona o tratamento de dente canal

Na área odontológica, o tratamento também é conhecido como endodontia. O nome até parece complicado, mas o procedimento de tratar o canal do dente é pura e simplesmente “cuidar da parte interna”, ou seja, da polpa ou nervo que está doente. Ao realizar o tratamento de dente canal o dentista irá remover o tecido pulpar, e na sequência, vai fechar novamente a passagem do canal.

Falando dessa maneira é algo que até parece assustador. Mas não é. O tratamento de dente canal é necessário sempre que a dentição tiver alguma lesão interna, isto é, na polpa do dente. Lógico, que este problema causa dores e muitos desconfortos. Normalmente, o canal fica prejudicado devido a cáries severas, que inflamam a parte interna, ou por pancadas. Fazer o canal do dente novamente, é de suma importância para recuperar a saúde bucal.

Entenda o tratamento de dente canal

  • tratar o canal do dente não doí no momento da cirurgia;
  • depois da cirurgia, pode haver incômodos, mas que amenizam rapidamente com medicamentos;
  • a endodontia pode ser feita em apenas uma sessão;
  • a única recomendação ao deixar a cirurgia, é evitar a mastigação em cima do dente afetado;
  • manter a higiene adequada e tomar as medicações indicadas pelo dentista.

O tratamento de dente canal é muito importante para salvar a polpa do dente. Aliás, a endodontia é o único procedimento capaz de restaurar a parte interna das saliências. Na maioria dos casos, uma vez tratado o canal já é o suficiente. Há casos em que um canal requer mais atenção, e depois de algum tempo, necessita de nova intervenção cirúrgica, mas são casos isolados.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.