Prótese removível: como funciona e benefícios

Um problema comum entre a população, o convívio com os dentes danificados ou a ausência deles, pode ocorrer com o tempo. Porém, esses problemas podem interferir na saúde como um todo, por isso soluções como a prótese removível foram desenvolvidas pela odontologia para o tratamento desse problemas. Neste texto você irá entender como tudo isso funciona. Confira.

O que é prótese removível?

Como em outros modelos, a prótese removível é usada na reposição dos dentes perdidos ou danificados. A partir de um molde feito da arcada dentária é realizado uma reprodução fiel dos dentes do paciente, para desta forma, devolver a funcionalidade dos do dente. No caso da prótese removível, a fixação é feita com grampos de metal ou material flexível, como o acrílico, nos dentes saudáveis presentes na boca. Em situações como a perda total dos dentes, a prótese pode ser apoiada na mucosa bucal. Por isso, existem diferentes modelos e técnicas para a aplicação desse tratamento, como por exemplo:

  • Prótese de acrílico: usa o material acrílico para reprodução e sustentação dos dentes;
  • Prótese esquelética: uso do metal na estrutura da prótese, ocupando menos espaço na boca;
  • Prótese mista: utiliza metal e acrílico juntos;
  • Prótese flexível: por ser feita de um único material, apresenta um certa flexibilidade. Neste modelos, os grampos também são diferentes, feitos por um material da cor da gengiva, trazendo mais estética ao resultado.

Cada caso é único, por isso existem tantos modelos, técnicas e formas de tratamento. Para saber com mais precisão informações como valores, modelos indicados e contra-indicações o ideal é consultar um dentista e confiança, apenas o especialista poderá, não só trazer essas informações como, fazer o acampamento certo durante todo o tratamento e uso.

Benefícios da prótese removível

O tratamento com prótese removível além de prático é cheio de benefícios. Para a saúde como um todo, como a mastigação mais confortável, a mordida mais correta e a reestruturação do lábios e assim a melhora da fala. Mas um dos fatores mais beneficiados e que mais leva os pacientes a procurar esse recurso é a estética. O tratamento de reconstrução dos dentes, promove um sorriso mais natural e bonito que impactam diretamente na autoestima, psicológico e social. Por esses motivos, a prótese removível é condenada não apenas como um tratamento odontológico, mas também um investimento feito em você.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.