Facetas de porcelana dentária, como funcionam?

Um procedimento cada vez mais comum entre pacientes e profissionais de odontologia, já que as facetas de porcelana dentária, são uma solução simples e definitiva para a melhora da estética dos dentes. Ficou curioso? Neste texto reunimos algumas informações essenciais sobre a porcelana dentária e como esse tratamento é feito. Confira!

O que é a faceta de porcelana dentária?

Feitas como uma camada fina do material, a faceta de porcelana dentária é fixada ao dente com o objetivo de recriar a aparência natural dos dentes. A porcelana é usada, não só pela estética, mas por quê possui a força e elasticidade compatível com o esmalte do dente. Com um monde da arcada dentária do paciente, elas são moldadas para acompanhar o desenho natural da boca, desta forma garantindo um resultado ainda mais bonito e confortável ao longo do tempo.

Alguns fatores são identificados como principais motivadores para o início do tratamento, como por exemplo:

  • insatisfação com o sorriso;
  • dentes manchados;
  • dentes lascados;
  • dentes que apresentam espaços entre eles, que podem incômodas o paciente;
  • alinhamento dos dentes.

Mas é necessário ressaltar que, mesmo sendo um procedimento simples, prático e com resultados positivos, esse tratamento é irreversível, de modo que o seu resultado é aparente e impacta diretamente em nossa imagem pessoal, por isso envolve um grande decisão. Então a dica para avaliar a situação e fazer a melhor escolha é pesquisar ao máximo esse assunto, conversando com pessoas que já fazer o uso da faceta de porcelana dentária, e principalmente, entrando em contato com um profissional especializado na área para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Cuidados com a porcelana dentária

Mais um ponto que devemos falar, a adaptação e cuidados. Após o tratamento realizado é importante manter o acompanhamento junto ao dentista, provavelmente será necessário alguns retornos para verificar o resultado e a adaptação do pacientes a faceta de porcelana dentária. Nesse período é normal haver alguns incômodos, até leves inchaços pós-aplicação e o entranhamento, mas esse processo é comum e deve durar poucos dias. Já que são fixas nos dentes, elas tomam o lugar e a função dos dentes anteriores.

Para os cuidados, a atenção deve ser redobrada. A rotina de higiene bucal deve ser frequente e pode ser auxiliada pelo dentista ainda no consultório, pois a escovação correta, com o uso de uma boa escova, pasta e fio dental em pelo menos 3 vezes do dia, pode ajudar o resultado ser ainda melhor e mais duradouro das faceta de porcelana dentária. Ou seja, esses cuidados podem prolongar a vida útil do seu novo sorriso. Pense nisso!

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.