Ortopedia facial: saiba mais sobre essa área!

Entre as áreas com maior atuação na odontologia, a ortopedia facial é necessária para o auxílio no desenvolvimento de uma saúde bucal melhor e mais saudável desde cedo. Com benefícios para a saúde como o todo, o profissional de ortopedia facial e seus tratamentos podem ser ideais para você. Confira neste texto, algumas informações e definições dessa área de atuação.

Para quê serve a ortopedia facial?

A ortodontia á uma especialidade, dentro da odontologia, que trabalha com o reposicionamento dos dentes e ossos na região da boca. Dentro deste campo, de forma mais específica, a ortopedia facial é voltada para os casos que envolvem os ossos, músculos e articulações do rosto, com o objetivo de regular o seu funcionamento, garantindo a eficiência das funções naturais da boca, mastigação e até respiração, problemas que costumam ter origem em fatores, como por exemplo:

  • genética;
  • alterações nos processos da boca;
  • falta de estimulo na mastigação;
  • problemas respiratórios;

Como funciona os tratamento com ortopedia facial?

A partir de uma avaliação, o profissional traça um tratamento que atende as necessidades do paciente. Para realizar a correção, são usados técnicas que não estão ligas diretamente ao dente, por isso são feitos com o uso de aparelhos móveis, feitos a partir do molde da boca do paciente.

Por ser feito muitos procedimento junto aos ossos, seus posicionamentos e funções, a indicação é que qualquer tratamento feito nessa área deve ser realizado ainda na infância ou pré-adolescência, entre os 12 anos de idade. Neste período, os ossos ainda estão em formação e podem ser moldados com mais facilidade e menos incômodo ao paciente. Em adultos, alguns tratamentos podem ser feitos, mas levam mais tempo e pode ser necessário a realização de cirurgias no local.

Tenha um profissional de ortodontia facial

Agora que você já ficou sabendo de tudo que envolve a área de ortopedia facial, o ideal é que você busque por um profissional especialista dessa área para realizar a sua avaliação. Esses dentistas, podem ajudar e muito no equilíbrio da saúde e bem-estar agora e a longo prazo, um fator tão importantes em nossa rotina.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.