Limpeza dos dentes em casa promove melhora na saúde bucal

A ida regular ao dentista é parte essencial para que a saúde bucal se mantenha em dia. No entanto, a limpeza dos dentes em casa é a ação que precede a ida aos consultórios. Mau hálito, cáries, tártaro, entre outros casos da odontologia podem ser evitados ou amenizados com uma escovação correta e diária.

Como proceder

A primeira coisa a se fazer quando é partir pela escolha da escova dental. Para se ter bons resultados com a limpeza dos dentes em casa, o ideal é optar por uma escova com cerdas macias e cabeça pequena. A forma como se escova também influencia. Ao invés de aplicar pressão e força, o modo correto são giros em direção da gengiva para baixo. Isso evita que ocorra a retração gengival, situação que impele o tecido da gengiva mais abaixo em relação aos dentes, expondo as raízes, algo que aumenta a sensibilidade.

A limpeza dos dentes em casa exige que a escovação seja feita sempre após todas as refeições ou por pelo menos três vezes no dia, sem esquecer da escovação da língua com um raspador de língua..

Mas somente a escovação não basta para ter um resultado satisfatório. Entre os itens de higienização, o fio ou fita dental são indispensáveis. São somente eles que removem os restos dos alimentos que se instalam nos espaços entre os dentes e a gengiva. A doença periodontal pode surgir justamente pela falta do uso do fio dental.

Outras prevenções

Como dito anteriormente, a limpeza dos dentes em casa é uma ação que promove a higiene bucal diariamente. No entanto, a ida ao dentista de seis em seis meses é a recomendação mínima para que o estado bucal não seja agravado, e dessa forma, seja possível realizar alguns procedimentos, como:

  • Limpeza com uso de jato de bicarbonato;
  • Remoção de tártaro presente na superfície dos dentes;
  • Aplicação de flúor;
  • Análise bucal para indicação de especialistas em cada caso.

Para a limpeza dos dentes em casa não é indicada a utilização de soluções e métodos caseiros para a retirada do tártaro e nem de outras situações. Consulte sempre um dentista e mantenha um sorriso bonito.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.