Extração de siso: tudo que precisa saber

A idade dos 16 aos 20 anos é conhecida por ser um momento de transição entre a adolescência e a idade adulta. Ao mesmo tempo, os terceiro molares, os dentes do juízo ou siso, também nascem. Mas o surgimentos desses dentes causam mais preocupações do que alegrias: dores constantes e sangramentos incomodam as pessoas, e, por isso, elas costumam realizar a extração de siso.

Como a extração de siso é feita

Os terceiros molares são uma herança dos nossos ancestrais. Durante a evolução, eles precisavam desses dentes para auxiliar na mastigação de alimentos muito duros. Hoje, os molares são subutilizados e removidos em grande maioria por causarem incômodo.

A extração de siso é recomendada, contudo, somente se o nascimento dos mesmos compromete a estrutura da arcada e dos dentes já existentes. Quem fará a avaliação é um dentista, que poderá optar pela extração antes ou depois do surgimento dos mesmos.

A cirurgia antes da emersão do siso é chamada de siso incluso. Ela é feita também quando os dentes simplesmente não nascem por problemas na arcada. O cirurgião-dentista aplicará a anestesia no local, que, quando adormecida, receberá um corte de incisão na gengiva. No siso incluso, o osso será revelado e também removido para ter acesso ao dente do siso, que logo é retirado. Por fim, a área é limpa dos restos de ossos e então fechada com suturas.

A extração de siso pode ou não ser facilitada quando ele já está despontando ou ter nascido. Dependendo da posição em que se encontra, é necessário quebrá-lo em pedaços até conseguir extraí-lo totalmente.

Quais são os cuidados a serem tomados?

A atenção ao pós-operatório da cirurgia de extração de siso é de extrema importância para tornar a experiência mais confortável. Alguns passos podem ser seguidos:

  • Evitar o fumo: o ato de fumar cria uma mucosa capaz de infeccionar a cicatriz;
  • Limpeza: escovação deve ser realizada com cautela;
  • Alimentação: ao longo de quatro dias o consumo de alimentos deve ser feito de forma líquida ou pastosa;
  • Indicação: tomar os medicamentos prescritos com atenção;

A extração de siso pode ser feita por todas as idades a partir dos 16 anos. Ao seguir os cuidados do pós-operatórios, não serão necessárias intervenções médicas.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.