O que é o dente implante?

No mundo das odontologia estética, o dente implante é uma das melhores soluções, mas também um das mais invasivas. Mas, você sabe o que é um dente implante, por que eles são necessários e quais tipos de dente implante existe? Leia esse texto e descubra essas informações e muitas outras mais sobre dente implante.

O dente implante não é apenas colocar o dente e deixar a boca do paciente mais harmoniosa e bonita, é um procedimento que leva meses até ficar pronto: primeiro o dentista vai analisar o seu problema e decidir qual tipo de implante você precisa, então é feito o molde e é colocado os pinos de titânio. Após essa etapa, é necessário esperar alguns meses (de 3 a 6) até que os pinos se integrem aos ossos e tudo se cicatrize.antes de receber a prótese.

Importante informar que o titânio é um material que não causa alergia ou reação nos pacientes. É totalmente seguro. Esses pinos são a base do dente implante e é neles que o dente implante se fixará.

Existe indicação para utilizar um dente implante?

Sim. As pessoas podem perder dentes por diversos motivos, desde acidentes, doenças e até mesmo por extração ou perda. Em alguns casos mais extremos, como uma gengiva ou mandíbulas que não suportam pinos, eles não podem ser colocados e então o paciente precisa utilizar próteses.

Mas isso somente o dentista pode indicar. Se por acaso algum profissional não te examinar e indicar o procedimento, desconfie. Somente após exames e raio-x que ele indica o que é melhor para você.

Os tipos de dente implante

Ao pensarmos em implantes, não é incomum lembrarmos de dentaduras, mas diferente delas, os implantes não podem ser retirados, são todos fixos e cada um atende às necessidades do paciente em questão:

  • Implante único: o mais comum nos consultórios de dentista. Consiste em uma única peça para preencher o dente antigo.
  • Implante duplo: Se o paciente tiver 3 dentes vizinhos retirados, essa é a técnica mais indicada. O nome duplo é devido à quantidade de pinos utilizados para a fixação do dente implante. Esse procedimento assemelha-se a antiga Ponte;
  • Implantes duplos para próteses totais: Se por acaso a pessoa perdeu todos os dentes da mandíbula e possui suporte para receber os pinos, essa pode ser uma opção. Às vezes ainda existe algum dente que pode ser extraído para melhor acomodação do dente implante;
  • Implantes quádruplos ou sêxtuplos para próteses totais: segue quase o mesmo procedimento que o implante duplo para próteses totais, com a diferença que há uma maior fixação devido aos números de pinos. Geralmente são utilizados na mandíbula superior, pois demanda mais fixação do dente implante.

Por que utilizar um dente implante

Um sorriso incompleto não é algo que gostamos de oferecer e em casos em que não há nenhum dente, o rosto pode se tornar flácido, mas para além das questões estéticas, a falta do dente pode causar problemas de mastigação, problemas nas mandíbulas e até mesmo problemas gástricos pois os alimentos não são mastigados corretamente.

O procedimento é indolor e ainda previne que os outros dentes sejam afetados. Se você tem algum problema e precisa de um implante, procure seu dentista e transforme sua vida.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.