Causas de dente com canal doendo

O canal é um procedimento que retira a parte infeccionada do dente quando esta está bastante avançada e não é possível realizar uma restauração, é normal sentir bastante dor antes do procedimento, pois o dente está completamente vulnerável e aberto, podendo chegar até a raiz, mas algumas pessoas também sentem o dente com o canal doendo e não sabe muito bem o que fazer.

A dor antes e durante o procedimento é bastante comum, inclusive um dos motivos pelos quais muitas pessoas desistem ou tem medo de fazer canal. Após o procedimento de remover a polpa dentária, é normal sentir o dente com canal doendo, devido a sua fragilidade, mas existe outros motivos pelos quais o paciente ainda pode sentir o dente com canal doendo.

Sentindo o dente com canal doendo

Além do motivo citado anteriormente, o dente com canal doendo pode também ter esses problemas:

  • A infecção da polpa se alastrou e pode ter chegado até o nervo, ligamento ou o osso. Nesse caso só o canal não resolverá o problema;
  • O dente não foi drenado corretamente. Você provavelmente continuará com o dente do canal doendo se não for ao dentista refazer o procedimento;
  • Os aparelhos não foram esterilizados corretamente e o dente teve outro tipo de infecção;
  • Restauração mal feita. Devido à mastigação, os dentes se chocam e deixam o dente com o canal doendo;
  • Em casos raros o dentista não retira toda raiz ou parte dela. O paciente deverá retornar ao procedimento para que não fique com o dente com o canal doendo.

Cuide-se!

É normal sentir um certo incômodo horas depois do procedimento e essa dor é chamada de “dor de cura”, mas se depois de alguns dias o você sentir o dente do canal doendo, volte ao seu dentista e relate o que você está passando e solicite uma nova consulta. Se você não se sentir seguro, procure outro profissional que te atenda melhor.

Muitas pessoas sentem dor e mascaram tomando remédios, mas o melhor é sempre resolver o mais rápido possível! Não deixe que um dente com canal doendo atrapalhe sua vida, cuide da sua saúde bucal.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.