Colocar aparelho nos dentes

O tratamento ortodôntico possui muitas etapas e por isso doenças que afetam os dentes, gengivas e ossos mandibulares devem ser tratadas primeiro para garantir o resultado satisfatório do processo. Para colocar aparelho nos dentes e iniciar o tratamento ortodôntico o paciente deve estar completamente livre de problemas periodontais, como o tártaro e a gengivite, e sem lesões de cárie. Estando a boca saudável e preparada é possível colocar aparelho nos dentes rapidamente.

Além disso é importante pontuar que gengivas e ossos alveolares devem estar livres de qualquer inflamação e infecção, isso porque a movimentação feita pelo aparelho já produz uma pequena inflamação local controlada. No mais, lesões de cárie e tratamentos endodônticos não concluídos também prejudicam o andamento do tratamento. São por esses motivos que o tratamento ortodôntico só pode ser iniciado quando a boca estiver pronta para receber todo o aparelho.

Dói colocar aparelho nos dentes?

Os incômodos relatados pelos pacientes ao colocar aparelho nos dentes, são, em grande parte gerados pela instalação dos arcos, afinal o aparelho fixo funciona a partir da tensão que é criada pelo ajuste dos fios, provocando a planejada movimentação dos dentes. No começo do processo, por não estar habituada, é normal que a pessoa sinta:

  • dores na musculatura da boca;
  • desconforto na gengiva;
  • incômodo na mandíbula;
  • e, eventualmente, dores de cabeça.

Também é possível que surjam pequenas feridas na parte interna da bochecha, o que se deve ao atrito dos bráquetes com a gengiva. Para amenizar o desconforto é recomendado o uso da cera ortodôntica, a qual serve para proteger a mucosa das bochechas e pode ser administrada pelo próprio paciente.

Quanto tempo dura o tratamento depois de colocar aparelho nos dentes?

Depois decolocar aparelho nos dentes é normal que os pacientes já fiquem ansiosos com relação ao tempo de duração do tratamento, isto é, quando o sorriso estará na posição adequada permitindo que se finalize o processo ortodôntico. Infelizmente, não é possível precisar por quanto tempo será necessário ficar com esse elemento dentário, isso porque o período total depende de pessoa para pessoa e da complexidade do desalinhamento dos dentes.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.