Colocação de aparelho ortodôntico

Ter um sorriso saudável e bonito é com certeza o desejo de qualquer pessoa, felizmente hoje em dia esse sonho tem sido cada vez mais simples de realizar por conta dos resultados que a colocação de aparelho ortodôntico proporciona, aliás nos últimos anos cresceram as formas de tratamento por meio de aparelhos com baixo custo e eficiência garantida. Assim, a procura de clínicas para colocação de um aparelho está cada vez maior, mas você sabe a função de cada um e os modelos existentes? O primeiro passo é conhecer bem os tipos disponíveis para fazer uma boa escolha em conjunto com o médico.

Colocação de aparelho ortodôntico e os tipos disponíveis

Se você ficou desmotivado com a possibilidade de ter que passar pela colocação de aparelho ortodôntico daqueles tipos extrabucais, saiba que não precisa ficar tão preocupado assim. Isso porque dependendo do seu caso, é possível optar por um aparelho mais delicado e discreto esteticamente – mas nunca sem consultar seu ortodontista e checar a indicação profissional dele, afinal só ele saberá indicar o modelo mais adequado para você e suas necessidades. Entre os principais tipos de aparelhos ortodônticos podemos citar:

  • aparelho fixo;
  • aparelho fixo estético;
  • aparelho móvel;
  • aparelho transparente;
  • aparelho de porcelana.

Os cuidados com a alimentação após colocação de aparelho ortodôntico

Depois de passar pela colocação de aparelho ortodôntico é preciso ter em mente que a sua alimentação precisará passar por alguns novos critérios. Se você gosta muito de guloseimas do tipo pé de moleque e balas de goma, por exemplo, é bom repensar um pouco esse consumo. Isso porque a ingestão frequente desse tipo de alimento pode prejudicar a limpeza dos dentes após a colocação de aparelho ortodôntico.

Não significa que você terá que abrir mão por completo de doces ou comidas assim, no entanto, durante o tratamento ortodôntico é melhor evitá-los. Procure optar por um cardápio mais nutritivo e que colabore para a estabilidade da sua saúde bucal. Além disso, é importante lembrar que o aparelho ortodôntico possui peças que podem quebrar facilmente dependendo do tipo de alimento que você ingerir com certa frequência.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.