Clínica endodontia

A endodontia é o campo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e raiz do dente. Popularmente, a endodontia também é chamada de tratamento de canal, pois trata-se de um dos procedimentos mais realizados pelo profissional da área. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) o qual se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar:

  • vivo;
  • sadio;
  • inflamado;
  • infectado;
  • ou necrosado (morto).

Depois de removido esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação por meio de um material restaurador específico. Vale pontuar que após concluir os estudos, o dentista que faz pós graduação em endodontia pode ser chamado de endodontista.

Todos os dentistas podem tratar uma dor de dente e um canal, no entanto, o mais adequado é procurar um especialista, em uma clínica endodontia, que no caso é o endodontista; isso porque ele entende exatamente todos os diferentes procedimentos e casos. Ou seja, ele tem um conhecimento profundo, além de mais habilidade a respeito da questão.

Quando procurar por uma clínica endodontia

Quando há cáries profundas e quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, lesionando, necrosando ou mesmo inflamando de maneira irreversível a polpa dentária é necessário buscar por uma clínica endodontia, pois conforme mencionado lá estarão os profissionais mais habilitados para solucionar o problema.

Os sintomas (sensações) que indicam a necessidade de um tratamento de canal são geralmente dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e ao calor, além do incômodo ao toque. Já os sinais (visíveis) que mostram a necessidade de um tratamento em clínica endodontia são a presença de abscesso ou fístula (lesão em formato de bolha na gengiva por onde há a drenagem do pus).

A importância da clínica endodontia

Uma clínica endodontia representa um estabelecimento focado nos procedimentos da endodontia – uma das áreas mais populares da odontologia – a qual além de eliminar os sinais e sintomas citados anteriormente e tratar patologias ligadas à polpa, salva e conserva o dente estável na boca, excluindo futuros custos com implantes. Também previne complicações e em conjunto com a posterior reconstrução, devolve ao dente sua funcionalidade mastigatória.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.