Clareamento em dente com canal

Quando alguém descobre que precisa passar por um tratamento de canal a reação não é nada animadora. Porém, esse tratamento é essencial para restabelecer a saúde bucal e devolver aos dentes suas funções normais. Agora, além da dor que as pessoas tanto temem, quando se pensa no tratamento de canal, mas que não é tão intensa assim, existe outro incômodo quanto a esse procedimento: o escurecimento do dente.

Sim, infelizmente esse procedimento tem como risco o amarelamento da dentina, porém, mesmo que a cor realmente seja prejudicada, existem algumas formas de reverter essa situação, como o clareamento em dente com canal, por exemplo. Aliás, muitas pessoas se perguntam se é possível realizar o clareamento em um dente que passou pelo canal, e felizmente é sim.

O clareamento em dente com canal é indicado?

Se o dente mudar sua tonalidade após o tratamento, é bem provável que o dentista recomende ao paciente o clareamento em dente com canal, nesses casos o clareamento endógeno, como é conhecido, é uma boa alternativa para deixar os dentes claros novamente. É impossível precisar o quanto é possível clarear, pois o sucesso depende de muitos fatores como:

  • a intensidade do escurecimento;
  • a presença de resinas antigas;
  • o tom da cor do dente lateral;
  • a espessura do dente.

Mas caso não se atinja o resultado esperado, saiba que existem outras formas de tratamento que podem ser indicadas para se alcançar um sorriso mais branco, como as coroas e as facetas. Cheque com o seu dentista qual seria a alternativa mais adequada. Mas normalmente o clareamento em dente com canal costuma ser suficiente.

Clareamento em dente com canal e como evitar o escurecimento

Apesar de ser uma possibilidade, o canal não vai obrigatoriamente deixar os dentes mais escuros. Com a evolução do procedimento e o surgimento de novas técnicas, as chances do dente escurecer após o canal diminuíram muito, se tornando mais fácil evitar essa consequência. Cabe ao dentista tomar as devidas providências para que esse risco diminua, como por exemplo realizar uma boa irrigação durante o clareamento em dente com canal e uma limpeza adequada da porção coronária.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.