Aparência do sorriso pode ficar muito melhor com clareamento dental gel

A preocupação com um sorriso saudável, sem cáries e outros problemas é o que mais leva as pessoas aos consultórios de dentistas. No entanto, uma vez que os problemas sejam sanados é comum o dentista oferecer ao paciente uma opção muito comum para melhorar a aparência do sorriso: o clareamento dental gel. O objetivo da aplicação é recuperar a cor natural dos dentes, que adquire tonalidade amarelada em função do tempo.

Tipos de clareamento

O mercado odontológico oferece basicamente dois métodos: aquele totalmente realizado no consultório do dentista e também a opção caseira aplicada em casa pelo próprio paciente. Ambas partem do mesmo princípio: clareamento dental gel. A diferença é que no modelo feito em consultório o dentista potencializa o efeito do gel com laser ou luz de LED.

O clareamento dental gel é feito com dois compostos: carbamida ou peróxido de hidrogênio. A carbamida pode causar mais sensibilidade ao paciente, por isso é usada em menor concentração e por um tempo mais prolongado. O paciente pode usar a moldeira, suporte feito no consultório para o tratamento caseiro, por algumas horas durante o dia.

Depois de fazer o clareamento dental gel sozinho por alguns dias, o paciente retorna para que o dentista avalie se há necessidade de mais algumas aplicações do clareamento dental gel. No tratamento em consultório, o dentista vai avaliando a necessidade de mais sessões conforme a tonalidade alcançada. É possível clarear até três tonalidades.

Cuidados necessários

Para prolongar os resultados obtidos pelo clareamento dental gel é preciso que haja um comprometimento do paciente com a manutenção do procedimento. Isso inclui acabar com velhos hábitos que podem ser prejudiciais ao processo, encurtando sua durabilidade. Algumas informações úteis ao paciente que pretende se submeter a esse procedimento são:

  • O dente não ficará totalmente branco;
  • É possível combinar os dois métodos de aplicação;
  • É preciso evitar alimentos coloridos;
  • Evitar o hábito do fumo aumenta a durabilidade do processo.

Antes de fazer o clareamento dental gel também é importante saber que existem casos mais difíceis. Pessoas que já fizeram tratamento de canal, por exemplo, tendem a necessitar do clareamento interno, pois a parte interna do dente tende a ficar acinzentado. Com a avaliação e orientação do profissional, no entanto, as dificuldades podem ser sanadas a fim de atingir o resultado esperado.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.