Popularidade do clareamento é explicada por sua eficiência nos resultados apresentados

O clareamento bucal é considerado um dos procedimentos mais solicitados e populares nos consultórios odontológicos por todo o canto. Afinal, a busca por dentes impecáveis passa pelo desejo de muitos indivíduos. Para conseguir o aspecto branquinho, o especialista responsável pelo procedimento precisa fazer uso de agentes clareadores que servem para retomar a coloração original do elemento dental. Pensando nisso, é fundamental conhecer mais sobre o clareamento bucal e perceber a forma como o tratamento impacta positivamente a autoestima de inúmeras pessoas.

Produtos utilizados no clareamento bucal realizam processo químico para obter resultado

O material utilizado durante o clareamento bucal, o gel clareador, pode ter em sua composição o peróxido de hidrogênio ou o de carbamida. Entrando em contato com a superfície do dente, o produto provoca um processo químico que libera oxigênio. Essa ação é responsável por quebrar as partículas de pigmento responsáveis por deixar o elemento dental com uma coloração “suja”. É aí que se esconde o segredo do clareamento bucal – revelando como ele consegue esses resultados. Ele pode ser feito, ainda, de maneira caseira e com o auxílio do laser, esse realizado no consultório.

Ainda assim, é preciso levar em consideração algumas contraindicações importantes em relação ao procedimento e ao estado do paciente. Pensando nisso, é possível citar, nesse aspecto, algumas situações nas quais não se recomenda o clareamento bucal. São elas:

  • Gestantes e lactantes;
  • Pessoas com sensibilidade dentária;
  • Indivíduos com irritação gengival;
  • Pacientes que foram submetidos a quimioterapia há pouco tempo.

Simples e cuidadoso: procedimento também demanda atenção posterior

Mesmo sendo considerado um procedimento simples, o clareamento bucal também exige uma atenção especial por conta do paciente depois do tratamento. As recomendações, portanto, devem atingir questões como alimentação, higiene e, até mesmo, mudanças de hábito. Por exemplo, deixar de lado o cigarro, tão prejudicial à saúde do sorriso. Porém, é fundamental lembrar do acompanhamento com o especialista. Da mesma forma que ele é a única pessoa indicada para recomendar o clareamento bucal, ele saberá das necessidades particulares de cada caso, sugerindo ações e melhorias para promover o bem-estar.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.