Desvio facial: problema gera inúmeras dores de cabeça

A busca por cirurgia ortognática classe 1 é fundamental para quem possui algum tipo de desvio facial que possa comprometer a tanto a parte estética quanto funcional. Ou seja, o procedimento se apresenta como uma solução que garante não apenas a harmonização tão requisitada, mas, principalmente, o bem-estar dessa pessoa.

É preciso esclarecer, ainda, que uma parcela significativa da população sofre com algum desalinhamento na região. Porém, enquanto alguns conseguem ser revertidos com o auxílio de tratamentos ortodônticos, outros apenas com a intervenção da cirurgia ortognática classe 1.

Classes determinam os objetivos: conheça a cirurgia ortognática classe 1

Uma questão a ser ressaltada é o fato da cirurgia ortognática classe 1 ser assim chamada porque há também as classes 2 e 3. Essa segmentação é feita para determinar as necessidades levantadas em cada uma delas. Quando o paciente é designado à classe 1, por exemplo, não há necessidade de intervenção cirúrgica. Isso acontece porque essa primeira classificação é destinada à posição correta da mandíbula e do maxilar.

Já na dois, o maxilar de cima fica muito à frente dos dentes de baixo; e, na três, os dentes de baixo estão posicionados muito à frente dos de cima. Com isso em mente, é possível afirmar que a cirurgia ortognática classe 1 proporciona ao paciente melhoras em aspectos como:

  • Mordida;
  • Autoestima;
  • Mastigação;
  • Sorriso;
  • Fala.

Profissional capacitado serve como diferencial ao longo do procedimento

Para que a cirurgia ortognática classe 1 seja um sucesso, é preciso que o profissional responsável para tal seja capacitado e especializado. Além de todo aparato informacional que ele tem à disposição, essa questão também oferece ao indivíduo uma confiança a mais de que os resultados atingidos cumprirão as expectativas. Dessa forma, ele poderá contar com o profissional durante sua fase de recuperação para garantir que todos os dilemas e pormenores sejam esclarecidos.

Porém, o especialista não é o único responsável por garantir que o andamento de todo o processo seja tranquilo. Respeitar as exigências necessárias para a realização da cirurgia ortognática classe 1 e conduzir toda a recuperação também faz parte da responsabilidade do paciente em si.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.