Problemas graves relacionados à disfunção em região da face podem ser solucionados com cirurgia

A cirurgia dtm pode ser indicada nos casos onde há disfunção temporomandibular. Considerado um grave problema de saúde bucal, essa doença é responsável por englobar músculos da mastigação, articulação temporomandibular e as chamadas estruturas relacionadas. Ou seja, para compreender a disfunção e, consequentemente, a necessidade da cirurgia dtm, se for o caso, é preciso entender os reflexos do problema existentes no dia a dia do paciente.

Com isso em ente, é possível afirmar que ele pode sentir dor em momentos como:

  • Fala;
  • Mastigação;
  • Respiração;
  • Bocejo.

A cirurgia dtm é indicada apenas em momentos específicos: profissional deve avaliar

Tendo em vista que a disfunção temporomandibular é um caso grave, ao menor sinal desses incômodos é imprescindível que o indivíduo busque por ajuda especializada em cirurgia dtm. Ainda assim, é preciso destacar que ela apenas é indicada em situações específicas, por isso a necessidade de um profissional qualificado que possa avaliar o real estado de saúde da pessoa que ali solicita.

Afinal, a recomendação deve passar, principalmente, pelas causas do problema para definir qual procedimento deve ser mais indicado e que terá melhores resultados. A sugestão da cirurgia dtm, nesse contexto, depende do tipo de problema apresentado. Porém, é muito comum até mesmo que haja uma associação entre alguns tratamentos para alcançar resultados mais positivos.

Procedimento invasivo deve ocorrer como última alternativa

São diversas as opções de tratamentos que não se configuram como invasivos e devem figurar como prioridade na lista dos sugeridos pelo profissional. Por isso, a cirurgia dtm acaba ficando como última opção. Ela entra como alternativa no momento em que outras sugestões não conseguem obter resultados eficazes para a retomada de bem-estar do paciente. Além disso, a cirurgia dtm também é indispensável quando se apresentam casos mais complexos e doenças mais delicadas que precisam de soluções mais intensas.

Por exemplo, o aparecimento de tumores na região. Porém, apenas um profissional especializado e capacitado é responsável por oferecer essas indicações e diagnósticos de maneira a garantir a segurança do seu paciente. Seja ou não com a cirurgia dtm.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.