Quais as vantagens de usar aparelho ortodôntico?

Cuidar dos dentes não é apenas questão de vaidade, mas envolve toda qualidade de vida, ou seja, a saúde bucal é muito importante para que não surjam problemas mais graves. Desse modo, as clínicas ortodônticas estão a todo instante fornecendo tratamentos estéticos para deixar a dentição mais bonita como, por exemplo: aparelho ortodôntico, que é um dos itens mais indicados por especialistas.

O primeiro aparelho ortodôntico nasceu há muitos anos, com um formato bem rústico de ferro duro, parecido com ferraduras. Mas, para alegria de muitas pessoas, inclusive dos profissionais da área, a tecnologia vem ajudando nesse processo de mudança.

Hoje, é disponibilizado aparelho ortodôntico para qualquer situação e para todos os bolsos, veja:

  • Aparelho transparente;
  • Aparelho autoligado;
  • Aparelho fixo;
  • Aparelho móvel;
  • Aparelho interno.

Quem pode usar aparelho ortodôntico?

Em alguns casos, é notável a necessidade de utilizar um molde dentário, sendo dentes muito espaçados, dentes sobrepostos e dentes tortos demais, Ainda, pessoas com queixos retraídos ou salientes também estão propícias a usarem aparelho ortodôntico, mas, pode ser que tenha que fazer uma operação denominada ortognática, que deixa os maxilares alinhados.

Porém, é lembrado que antes de inserir um tipo de aparelho dental, é estudado o caso, com exames e um acompanhamento com um profissional do ramo.

É melhor prevenir: aparelho ortodôntico

Algumas situações de infecção dentária podem ser evitadas quando a higienização é tomada como prioridade no dia a dia. Ou seja, após toda refeição é essencial que escove os dentes e passe fio dental, evitando o acúmulo de resíduos alimentares e o surgimento de placas bacterianas.

Com os devidos cuidados, a perda parcial ou total dos dentes é quase anulada. Entretanto, comparecer a uma clínica dentária também faz parte, pois são realizados exames mais detalhados, isto é, preventivos. Por esse motivo, os ambulatórios do segmento estão desenvolvendo operações mais seguras e indolor para que os clientes percam o medo de sentar em uma cadeira de um consultório dentário, desde limpeza, extração, enxerto e clareamento a laser.

Também, implantes, próteses, canal, cirurgia maxilar, além do aparelho ortodôntico e outros, tudo orientado por especialistas qualificados e máquinas sofisticadas.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.