É recomendado o aparelho ortodôntico infantil?

Uma dúvida é bem comum entre os pais de crianças que precisam de correção nos dentes como, por exemplo: é necessário usar o aparelho ortodôntico infantil? Segundo especialistas do segmento, os aparelhos ortodônticos feitos para crianças não são iguais aos confeccionados para adultos, pois não causa aqueles desconfortos ou permanece por muitos anos com ele.

Devido aos avanços da tecnologia, o aparelho ortodôntico infantil é mais confortável e leve. Além disso, os aparelhos tradicionais podem ser modelados conforme o desejo da criança, ou seja, as borrachinhas coloridas podem ser uma diversão na hora de montar.

Vantagens do aparelho ortodôntico infantil

Normalmente, as crianças que estão na fase de troca dos dentes de leite para os permanentes acabam ficando com a dentição um pouco torta e espaçada, sendo preciso consertá-la. Nestes casos, o aparelho ortodôntico infantil geralmente é o móvel, pois para muitos médicos a função é corrigir a estrutura óssea, como mordida cruzada ou ausência de espaço para nascerem os dentes permanentes.

No entanto, é ideal que o caso seja acompanhado por um dentista experiente, já que muitas das vezes um diagnóstico errado pode comprometer todo desenvolvimento da arcada dentária.

Estéticas e tratamentos variados: aparelho ortodôntico infantil

Os tipos de serviços disponibilizados nos consultórios dentários são variados, ou melhor, para todos os gostos e bolso. Por essa razão, a busca por técnicas estéticas para deixar o sorriso perfeito está a cada momento mais elevada. Então, para conseguir uma boca sadia é lembrado que muito tratamento é mais caro, porém, diversos locais colocam à disposição valores acessíveis também por meio de convênio odontológico, tudo para que o cliente recupere a felicidade e vontade de sorrir.

Assim, é possível solicitar desde limpeza até cirurgias maxilares, implantes, extração, enxerto, próteses, clareamento a laser e tratamento de canal. Além de vários tipos de aparelhos como:

  • Aparelho lingual;
  • Aparelho móvel;
  • Aparelho fixo;
  • Aparelho autoligado;
  • Além do aparelho ortodôntico infantil e outras operações.

Todos os processos são regulados e manipulados por equipe de dentistas cirurgiões habilitados, instrumentos padronizados, infraestrutura totalmente segura e confortável para preparar o aparelho ortodôntico infantil ou tantas outras modalidades.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.