O que você precisa saber sob aparelho dentário transparente

O aparelho dental transparente não é uma novidade nos consultórios ortodônticos, visto que sua popularidade tem crescido gradativamente. Embora seja mais procurado por causa da discrição, o molde proporciona muitos benefícios. Praticamente, há dois tipos de aparelho dentário transparente mais usados no ramo, os de safira e porcelana, ambos têm uma cor monocristalina, o deixando mais translúcido.

É lembrado que as borrachinhas podem ficar amareladas antes de cada visita ao dentista, ao contrário dos bráquetes que não mudam de cor. Com isso, a limpeza não pode deixar de ser feita, para manter além da saúde bucal, a qualidade do molde.

É igual o tratamento com o aparelho dentário transparente?

Muitos questionamentos surgem a respeito das características do aparelho dentário transparente, porém, de acordo com os médicos do ramo, as etapas são semelhantes como se fosse usar um aparelho tradicional de metal. Ou seja, antes de aplicar, é realizado um passo a passo, como exames de imagem e moldes em gesso para visualizar toda região bucal. Depois disso, é escolhido um tipo de aparelho, pois os casos variam de uma pessoa para outra.

Assim, é pedido que o comparecimento ao consultório seja nos dias estipulados para realizar a manutenção. Geralmente, o tempo que dura um tratamento dentário é no mínimo um ano.

Dedique-se nos cuidados: aparelho dentário transparente

Conforme os especialistas, a higienização enquanto é usado o aparelho dentário transparente não tem segredo, basta manter a escovação após toda alimentação e passar fio dental, pois, fazendo isso, os resíduos alimentares não ficam acumulados entre os bráquetes e dentes, que podem causar cáries e tártaros.

No entanto, muitos indivíduos deixam um pouco de lado os cuidados com a limpeza dos dentes devido à rotina do dia a dia, preguiça ou dificuldade. Atualmente, existem escovas especiais para quem utiliza o aparelho dentário transparente, além de limpador de língua, entre outros itens.

Pensando nisso, os estabelecimentos dentários dispõem de serviços para agregar nesse processo de recuperação da arcada dentária, desde:

  • Limpeza;
  • Clareamento a laser;
  • Enxerto;
  • Extração;
  • Canal;
  • Implantes;
  • Próteses;
  • Operações em geral, além do aparelho dentário transparente.

Tudo feito com alta qualidade e envolvimento de profissionais competentes, instrumentos sofisticados e salas reguladas.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.