Cuidados e precauções com a gengiva inchada
Alteração na cor da gengiva, sangramento ao escovar os dentes e no uso do fio dental, gengiva afastada dos dentes e um gosto ruim na boca. Esses são alguns sintomas que, juntos a uma gengiva inchada, indicam o adoecimento desse tecido que sustenta os dentes, chamado periodonto, e que é tão importante para a saúde bucal.
Com os sintomas citados acima, o paciente deve estar atento na sua continuidade e visitar o mais rápido possível um dentista.
Cuidados a serem tomados
A gengiva inchada é um indicador de que um processo inflamatório esteja ocorrendo: a chamada gengivite.
A gengivite é uma doença que surge a partir do acúmulo da placa bacteriana e do desenvolvimento do tártaro nos tecidos que cercam os dentes. Essa camada pegajosa, inicialmente invisível, mas que pode se amarelar, se infiltra nos locais de difíceis acessos da boca. Com o tempo, a placa libera toxinas que provocam irritação, deixando a gengiva inchada.
Esse adoecimento da gengiva ocorre especialmente devido à higiene bucal ineficiente, devendo o paciente prestar atenção nas recomendações:
- Escovação dos dentes após as refeições ou três vezes no dia;
- Aplicação do fio dental no mínimo uma vez no dia;
- Limpeza da língua com dispositivo correto;
- Ida ao dentista de seis em seis meses.
Outras ações podem ser a causa de uma gengiva inchada: alterações hormonais durante a gravidez, consumo de tabaco e altos níveis de estresse.
Tratamento da gengiva inchada
Se a gengivite não for tratada ela pode se agravar e transforma-se na periodontite. A partir desse estágio, a doença pode desestruturar os tecidos que protegem o dente, fazendo-o cair, além de ter a possibilidade de se infiltrar na corrente sanguínea, afetando o coração. Para evitar o agravamento, é necessário ir ao dentista para que seja realizada a profilaxia dental. A profilaxia é uma limpeza profissional, com instrumentos próprios que removem a placa bacteriana e o tártaro.
O primeiro passo é a realização da raspagem com um aparelho de ultrassom. Limpos, surge o momento do jato de bicarbonato para que a superfície fique lisa, evitando o surgimento futuro da placa e do tártaro. Essas medidas revitalizam a saúde da gengiva inchada, eliminando a possibilidade da gengivite e do agravamento para a periodontite.
Para saber mais sobre gengiva inchada
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!