O que é o enxerto ósseo dentário?
O enxerto ósseo dentário é um método cirúrgico que consiste em retirar um pedaço de osso de um local, podendo ser da mandíbula do paciente, por exemplo, e implantá-lo no local que se quer fazer o reparo ou até mesmo utilizar matérias sintéticos. Esse procedimento é utilizado para reconstruir a área que perdeu altura ou espessura. Você quer saber mais sobre o enxerto ósseo dentário? Então leia essa matéria!Como é o procedimento do enxerto ósseo dentário?
Com o passar dos anos, pode ocorrer perdas dos dentes e ossos alveolares, como consequência, há a diminuição da gengiva acompanhado, muitas vezes , de uma série de fatores como, doença periodontal, lesões, traumas, dificuldade de mastigação e até problemas na fala, etc. Quando isso acontece, é recomendável que os pacientes buscam fazer um enxerto ósseo dentário .
O material para a realização do enxerto ósseo pode ser retirado da própria pessoa e possui uma maior facilidade de regeneração. Há casos em que o dentista utiliza xenógeno – osso liofilizado bovino – ou ainda, materiais sintéticos. O dentista irá estudar e avaliar o caso do paciente, para escolher o melhor material., além de ter uma conversa com a pessoa para explicar o tratamento.
O enxerto ósseo dentário acrescentar altura ou largura ao osso maxilar e/ou mandibular, aumentando seu volume para a depois colocar um implante dentário. A cicatrização e regeneração varia de paciente para paciente, o tempo de recuperação varia de 06 a 12 meses. Após é necessário que o paciente deverá marcar consultas de acompanhamento.
Risco do cigarro após o enxerto de osso dentário
A maioria dos implantes dentais são eficientes, mas é necessário que os pacientes criem hábitos saudáveis para auxiliar na garantia do sucesso e fazer com que o implante dure. O cigarro é um hábito que deve ser deixado de lado, pois eles podem ocasionar problemas nos implantes e no enxerto de osso dentário. Veja alguns deles:
- dentes manchados (comprometimento estético);
- perda óssea decorrente da infecção periodontal;
- rejeição de implantes;
- infecção em enxertos;
- cicatrização lenta devido ao fumo.
O enxerto de osso dentário é mais simples do que as pessoas muitas pensam. A técnica é uma excelente alternativa para pacientes que tiveram alguma perda óssea. Antes de realizar o enxerto de osso dentário, converse com seu dentista a respeito, seja claro em relação seu histórico médico e retire todas as suas dúvidas em relação aos riscos e benefícios da cirurgia. Gostou da matéria sobre enxerto de osso dentário? Então compartilhe com os seus amigos!
Para saber mais sobre enxerto de osso dentário
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!