Visite a VUE Odonto mais próxima de você!

Local

Tatuapé

Local

Brooklin

Local

Santana

Local

Lapa

Rating

95% de satisfação dos nossos clientes

Dentes

Temos um especialista para atender sua necessidade

Preços

Condições de pagamento difenciadas!

Local

Atendimento personalizado!

Conheça a nossa clínica

Dúvidas em relação ao tratamento? Temos um especialista
para entender sua necessidade. Entre em contato

aparelho invisível
aparelho invisível

Aparelho Invisível: Conheça todos os tipos e suas vantagens

se trata do aparelho dental invisível, é comum que surjam diversas dúvidas. Algumas delas são: como funciona para falar já que não tem braquetes para segurar, se o tratamento realmente funciona e até mesmo qual é o seu custo.

No entanto, esse tipo de aparelho dentário invisível é altamente tecnológico e personalizável, ou seja, ele é desenvolvido de acordo com a necessidade e formato de cada pessoa, garantindo a eficiência do tratamento.

Diante da necessidade de corrigir a arcada dentária, a procura por esse tipo de aparelho vem crescendo bastante, principalmente por ser um acessório feito de um material transparente.

Contudo, ainda existem muitas pessoas que possuem uma certa resistência e desconfiança em relação ao aparelho dentário invisível.

Explore de forma personalizada o texto utilizando os subtítulos abaixo, ou leia o conteúdo completo descendo a página:

Entenda a importância do aparelho ortodôntico invisível

Entenda a importância do aparelho ortodôntico invisível

Podemos afirmar que o uso de um aparelho comum está longe de ser o sonho de qualquer pessoa. No entanto, os acessórios vão além dos problemas estéticos e podem ser necessários para garantir sua saúde bucal.

caso, o tratamento é dado para pacientes que precisam melhorar os problemas com a arcada dentária, como: dentes desalinhados e mordidas tortas.

A má oclusão pode trazer uma série de consequências para a vida dos pacientes, desde dores de cabeça à disfunções nas articulações da mandíbula. Para evitar essa situação, o aparelho ortodôntico invisível é umas das melhores opções.

O que é um aparelho dentário invisível?

Alinhadores invisíveis ou aparelho dental invisível são, atualmente, uma das opções mais solicitadas pelas pessoas de todo o mundo quando o tratamento é a correção da posição dos dentes, seja por um tópico estético ou seja por saúde.

De forma resumida, a ortodontia invisível é uma técnica que utiliza inúmeras peças adaptadas para cada paciente.

Ao contrário do aparelho convencional, o aparelho dentário invisível não tem a manutenção tradicional mas possui uma sequência de alinhadores com diferenças entre eles, que são responsáveis ​​pelo movimento progressivo dos dentes no resultado final.

O grande destaque da ortodontia invisível, em comparação com os modelos tradicionais é, conforme indicado pelo próprio nome, sua transparência, que torna o tratamento imperceptível.

Isso leva a uma grande vantagem nos momentos sociais, já que a estética do sorriso é mantida, diferente dos tratamentos com aparelhos fixos que recorrem a braquetes e fios metálicos.

Esses alinhadores também são removíveis e podem ser retirados em alguns momentos do dia, como em refeições e realizar a higiene oral diária.

Como os alinhadores invisíveis funcionam?

Os alinhadores têm alguma elasticidade e resistência. Quando colocados, os acessórios irão retornar à sua posição normal. Isso cria uma potência leve e contínua capaz de mover os dentes para a posição certa.

O princípio é o mesmo que o aparelho fixo convencional, os alinhadores podem corrigir muitos dos problemas que o metal concerta, por exemplo, desalinhamento entre os dentes superiores e inferiores, dentes torcidos, muito espaço entre eles ou imperfeições.

Quando o aparelho invisível é indicado?

Apesar de ser muito eficiente, o aparelho dental invisível não é eficaz em todas as situações, sendo indicado para pequenas correções. Como por exemplo:

  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta;
  • Alinhamento dos dentes;
  • Mordida profunda;
  • Entre outros.

Contudo, os adultos em específicos tendem a ser o maior público deste tipo de aparelho, já que são eles que procuram uma discrição maior,

Qual é a duração de um tratamento com aparelho invisível?

A duração do tratamento depende da situação de cada pessoa, portanto essa é a informação que só pode ser fornecida pelo seu dentista.

Dependendo da gravidade do desalinhamento ou da posição do dentista, pode durar um pouco mais de um ano e pode variar entre alguns meses.

Com esse tipo de aparelho é possível não apenas prever a duração, mas visualizar o resultado final, pois antes de colocar o aparelho dentário invisível, existe um planejamento de tratamento tridimensional.

Neste plano, podemos ver o progresso e a posição odontológica ao longo do tempo e saber exatamente os meses de tratamento.

Se o paciente for responsável e utilizar o aparelho ortodôntico invisível por 22 horas, executar as trocas dos alinhadores invisíveis, o resultado desejado acontecerá no momento exato previamente planejado sem atrasos.

6 vantagens do aparelho invisível

1. Invisível

É um aparelho ortodôntico invisível sem arcos ou braquetes e, portanto, muito difícil de ver. Desta forma, você pode sorrir e se comunicar com maior confiança.

2. Maior conforto

Os alinhadores foram criados para se adaptar perfeitamente aos seus próprios dentes, esta opção elimina as queixas causadas pelos braquetes dos aparelhos convencionais tradicionais e causa menos dores ao paciente.

3. Fácil de comer

Sabe o constrangimento de comer em público por causa do aparelho? Essa é uma das grandes vantagens ao utilizar um alinhadores invisíveis.

Você pode retirar o aparelho dental invisível para comer, pois ele não possui restrições alimentares e evita a vergonha que os obstáculos estão incluídos nos cabos, uma desvantagem do tratamento tradicional.

4. Melhor higiene

Como é removível e os componentes não fazem com que os alimentos fiquem presos nele, o dispositivo invisível permite a limpeza normal dos dentes e o uso da cadeia dentária comum. Além disso, os próprios alinhadores são muito fáceis de desinfetar.

5. Permite o clareamento

Em contraste com o dispositivo convencional, o dispositivo invisível possibilita a realização de um fio dental whitening seguro durante o tratamento.

6. Evita rejeições ou inflamação

O pode ser particularmente útil para pacientes que são intolerantes usados ​​em dispositivos tradicionais, e também evitam cortes e inflamação de tecidos orais nesse processo.

Quais são as desvantagens do aparelho invisível?

Apesar de ser muito benéfico, o aparelho ortodôntico invisível possui algumas desvantagens.

Além de ser um tratamento com o custo um pouco acima, principalmente quando comparado com os tratamentos convencionais, os alinhadores não conseguem atuar em casos muito complexos, como um aparelho fixo faria.

Isso porque ele não é capaz de fazer alguns movimentos como rotação, intrusão e extrusão dentária. Em casos que necessitam disso, o aparelho fixo transparente pode ser a melhor opção de primeiro momento.

As principais diferenças entre aparelho fixo e aparelho invisível

É incontestável que ambos os tipos de aparelhos oferecem vantagens para aqueles que querem transformar o seu sorriso, Por serem mais discretos que as outras soluções, eles atingem vários públicos.

Mas hoje, iremos mostrar as diferenças entre os aparelhos ortodonticos transparentes e os alinhadores mais conhecidos daqueles que querem alinhar seus dentes de modo discreto.

Por mais que os dois tenham a mesma finalidade, eles possuem grandes diferenças, como:

  • A estrutura;
  • A forma de higiene;
  • Tempo de tratamento;
  • O conforto e discrição de cada tratamento;
  • Custo do tratamento e manutenção.

Mas para compreender melhor, vamos entrar em detalhe sobre cada ponto. Entre as diferenças, a que mais se destaca é a estrutura de cada aparelho. Enquanto os aparelhos transparentes possuem uma estrutura similar ao convencional fixo,o aparelho invisível é removível.

Quando o aparelho transparente é comparado com o aparelho convencional, você verá que a única diferença está no braquete que é feito de um material transparente, podendo ser de porcelana ou safira.

Por este motivo, o hábito de fumar, beber café e cerveja podem fazer com que o aparelho fique com um aspecto amarelado, interrompendo o principal objetivo que é ser transparente.

Além disso, assim como o aparelho convencional, é preciso ter cuidado com os tipos de alimentos para não danificar o aparelho e prolongar o tratamento.

Agora, quando falamos sobre os alinhadores invisíveis, é um modelo que é feito exclusivamente para o sorriso do paciente. Aliás, o aparelho invisível se encaixa nos dentes e elimina a necessidade dos cuidados citados acima, principalmente por não correr o risco de amarelar.

Afinal, qual aparelho escolher: Fixo ou invisível?

Assim, como falado anteriormente, o aparelho dentário invisível é indicado apenas para algumas situações, como má oclusão dentária leve, mordidas tortas, sobremordida ou casos leves de extrusões dentárias.

Sendo assim, é comum que adultos sejam os mais interessados nos aparelhos invisíveis. Em contrapartida, o aparelho convencional transparente consegue abordar um número maior de situações.

Diante disso, a sua escolha deve ser baseada em algumas vertentes:

  • Necessidade de tratamento;
  • Custo;
  • Nível de descrição desejada;
  • Duração de tratamento.

Como funciona o tratamento de aparelho invisível?

ambos os tratamentos tenham bons resultados, o planejamento do aparelho odontológico invisível é imprescindível, pois é possível ter uma previsibilidade do resultado e saber o tempo aproximado de todo o tratamento. Entenda melhor o passo a passo:

1. Documentação

A primeira etapa já é conhecida por todos os especialistas em dentistas: a preparação da documentação dentária. Isso inclui tirar raios X, fotografias, fabricação de modelos de silicone e digitalização.

O scanner intraoral usado neste processo é uma das grandes tecnologias em odontologia, na qual é cada vez mais próxima do plano real, como ele quer reproduzir os dentes e o arcade de uma maneira bastante realista.

2. Planejamento

Ao final de toda a documentação e imagens, é a hora de planejar a forma virtual de tratamento. Neste momento, o cirurgião dentário deve implementar habilidades biomecânicas para que possa estruturar o projeto em detalhes.

É pensado em cada movimento que os dentes farão ao longo do tratamento, especialmente porque o aparelho invisível é alterado nas semanas de acordo com essas mudanças.

Para o paciente, este passo é muito interessante pois o software oferece uma simulação sobre como o resultado será, para que a pessoa que recebe tratamento possa ver o fim.

Não há dúvida de que a configuração digital, ou seja, a manipulação virtual dos modelos 3D dos dentes, é um grande aliado do ortodontista e que além de permitir a visualização de qualquer tipo de caso, o esforço e o tempo diminuem o trabalho.

3. Produção de alinhadores

Após o planejamento e a criação do projeto, a parte dos cirurgiões odontológicos para a produção de alinhadores, que podem ser laboratórios ou empresas especializadas em próteses.

O cirurgião dentário prepara o planejamento e a documentação e envia tudo para o laboratório que produz os alinhadores invisíveis. Se você selecionar este modelo de trabalho, é importante consultar o sistema de alinhamento à medida que funciona a cada passo.

Apesar de toda a tecnologia disponível no mercado, o dentista será responsável por orientar o paciente.

Mitos e Verdades sobre o aparelho ortodôntico invisível

Por ser um procedimento recente no mercado, obviamente cria inúmeras dúvidas e incertezas para os que procuram e têm interesse no tratamento.

1. Os alinhadores invisíveis não funcionam tão bem como os aparelhos convencionais?

Mito. Dispositivos invisíveis trabalham em conjunto com toda a eficiência. Além disso, este tipo de aparelho ortodôntico oferece a possibilidade de um tratamento discreto e agradável.

Uma boa dica de especialista é que os pacientes utilizem o aparelho invisível por cerca de 22h por dia, e removam apenas refeições e higiene oral. Portanto, é possível alcançar excelentes resultados em tempos reduzidos.

2. O aparelho ortodôntico transparente é menos dolorido?

Verdade. Primeiro, é essencial explicar que a dor pode variar. No entanto, quando normais os dentes, o uso dos alinhadores invisíveis removíveis deixa apenas os dentes com um pouco de incômodo e dor, mas não a arcada completa.

No entanto, a sensibilidade de cada um pode determinar a presença ou ausência de desconforto, caracterizada por haver uma sensação de pressão devido ao movimento dos dentes.

Além disso, os rangers parecem menos frequentemente naqueles que usam os alinhadores invisíveis em comparação com o tratamento mais tradicional, pois não tem ferro e não fere a boca.

3. Os alinhadores invisíveis valem a pena?

Verdade. Com todos os benefícios apresentados sobre os alinhadores invisíveis, acredito que não tenha dúvidas dos benefícios em relação ao aparelho convencional, como por exemplo, a discrição e conforto.

Afinal, como citamos acima, ele não conta com ferros, braquetes e nem borrachinhas.

Entre os benefícios, também podemos mencionar a sua vantagem e ser mais fácil de higienizar, já que ele é removível. Dessa forma, evita o constrangimento em locais públicos.

Existe algum risco no uso de aparelhos invisíveis?

Todo procedimento ortodôntico, por mais simples que ele seja, possui riscos. Embora o procedimento tenha alta tecnologia, é importante prezar por um profissional de confiança e que tenha experiência, pois é ele que irá garantir a eficácia no resultado.

Quando o profissional faz um bom planejamento os riscos são menores e a eficácia dentro do prazo estipulado é mais assertivo.

No entanto, se iniciado o tratamento e não seguir a risca, com as manutenções regulares, a chance de ter problemas como trincas, sensibilidade, gengivite e até desgaste dentário.

Quais cuidados devem ter com o aparelho invisível?

O tratamento pode ser eficiente, mas se não cuidado da maneira correta pode causar problemas como cáries, gengivite e outras inflamações causadas pelo mau uso do aparelho invisível.

1. Saiba como higienizar o seu aparelho invisível

A higiene do aparelho invisível também é um ponto importante para garantir a eficácia do tratamento.

Embora eles sejam alterados em um curto período de tempo, se não forem muito limpos, podem colaborar na criação de placas bacterianas o que, por sua vez, pode levar a cárie e outros problemas orais.

Para evitar esse incômodo, é ideal limpar o dispositivo regularmente com uma escova macia e uma pasta de dentes.

2. Tenha uma alimentação equilibrada

Com o início do tratamento ortodôntico, o paciente deve saber que algumas coisas mudaram em termos de sua comida.

No caso do aparelho invisível, não pode ser diferente. É verdade que bebidas como café, bebidas de refrescamento e drinks fazem parte da nossa rotina, mas esses fluidos devem ser evitados durante o uso de acessórios para evitar manchas.

Para garantir que o aparelho fique sempre limpo e transparente, é importante removê-lo antes das refeições, e consumir bastante água.

Quanto custa um aparelho invisível?

Uma das grandes dúvidas que surgem e que fazem o paciente decidir ou não pelo tratamento, é o custo de um aparelho invisível.

É válido reforçar que os custos em relação ao tratamento para fazer correções dentárias não está incluso apenas o tratamento, mas sim a produção dos alinhadores, por isso, é válido pesquisar por um “aparelho invisível preço justo”.

O orçamento inclui um tratamento completo em que o aparelho invisível é incluído, bem como todos os procedimentos que são executados.

Isso significa que o orçamento varia de um paciente para outro, pois tudo depende da complexidade do seu caso e de todos os métodos e técnicas que o ortodontista deve ser aplicado aos problemas ortodônticos corretos.

Além disso, existem outras variáveis ​​que influenciam no aparelho invisível preço final, por exemplo:

  • A marca usada;
  • A clínica e o profissional que realizarão o tratamento;
  • A região em que a pessoa vive;
  • Hora estimada para completar o tratamento.

Em geral, o investimento em um aparelho invisível é muitas vezes ligeiramente superior ao aparelho de metal. Isto é devido à tecnologia que é adicionada ao aparelho invisível e o fato de que o modelo é criado usando várias peças.

Vale a pena investir em um aparelho Invisível?

Agora que você está ciente do porque os alinhadores invisíveis serem os novos “queridinhos” do mercado de odontologico, decidimos separar algumas razões que justificam investir em um aparelho e o porque ele vale muito a pena:

1. Transforme seu sorriso com conforto

Sendo o aparelho invisível quase imperceptível, ele irá corrigir o alinhamento dos dentes sem constranger ou chamar atenção para o tratamento, permitindo assim, mais confiança e autoestima para os pacientes em seu dia a dia.

2. Coma sem medo

Com os alinhadores invisíveis, você pode comer normalmente, sem se preocupar em danificar ou descolar alguma peça, como no caso dos aparelhos fixos.

Para isso, basta retirar, facilmente, seus alinhadores invisíveis durante as refeições.

3. Muito fáceis de higienizar

Outro ponto interessante sobre os alinhadores invisíveis é sobre o momento de limpá-lo, tanto a respeitos dos dentes quanto do próprio alinhador, facilitando a higienização dos dentes, evitando as cáries e inflamações na gengiva.

4. Mais conforto

Seu alinhador é personalizado só para você e conta com uma espessura muito fina. Por este motivo, ele torna um o aparelho confortável, já que ele não tem volume e pode ser retirado durante as refeições.

Como funciona o pós tratamento?

Esta é a hora em que cada paciente mais espera, a última consulta do tratamento. É nele que você conseguirá ver o resultado final, e dependendo do consultório ainda poderá fazer um comparativo com fotos.

Um novo raio x é realizado para verificar o novo posicionamento da raiz dos dentes e as fotos permitem a comparação perfeita antes e após o tratamento. É neste momento que cada um verá os incríveis resultados e se sentirá satisfeito.

Pode parecer um pouco contraditório, mas a conclusão do tratamento não significa que você não precisa mais se preocupar com os seus dentes.

Essa consulta instala a contenção. Este procedimento é um padrão para todos os tratamentos ortodônticos necessários para instalar a contenção no final.

Existem vários tipos de contenção no mercado. Por exemplo, você sempre pode usá-lo para seguir a recomendação do seu dentista, a mesma contenção é usada para tratamento aparelho convencional ou inclusão semelhante a um alinhador.

O uso de contenção é usado para garantir o melhor resultado possível, e não há alterações ao longo dos anos, tornando a estabilidade dos dentes em suas novas posições para que seja tão importante.

Nesse caso, as visitas serão menos recorrentes, mas não menos importantes. Você deve continuar suas consultas de retorno para a avaliação do tratamento.

Uma visita é recomendada a cada seis meses, mas o dentista pode determinar melhor o período dessas visitas.

Consulte um especialista

Você leu inúmeras informações a respeito dos alinhadores invisíveis,mas vale destacar que apesar de serem projetados por um software e com alta tecnologia, é importante prezar por um profissional que tenha experiência e conhecimento no assunto.

Afinal, esse será um grande diferencial para ter um tratamento de aparelho invisível preço justo.

A ortodontia invisível é um privilégio que podemos desfrutar nos dias de hoje, pois, além de

transformar o nosso sorriso, podemos transformar a nossa rotina, realizando um tratamento sem desconforto e sem interferir em nossa auto estima.

Diante disso, antes de encontrar um profissional para colocar o aparelho dentário invisível, tire o máximo de suas dúvidas e só aceite concluir o tratamento com todas dúvidas e inseguranças resolvidas.

E lembre-se o tratamento não é apenas adquirir o aparelho dental invisível, é preciso ter disciplina e respeitar o tempo adequado do tratamento, trocando os alinhadores invisíveis no tempo correto.


Revisado por Dr. Alex Claro Guilger | CRO/SP 97961


Para saber mais sobre aparelho invisível

Ligue para 11 98574-7656 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!




Regiões onde a Vue Odonto atende aparelho invisível:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe