Tratamento de gengiva: sintomas e benefícios
Um sorriso saudável e bonito não se carateriza apenas pelos dentes branquinhos e harmônicos. A gengiva tem papel fundamental na aparência da boca, por isso, ter gengivas bem cuidadas é importante para manter a saúde bucal em ordem. Contudo, quando surgem os primeiros indícios de que algo não vai bem nesta região, é hora de colocar em prática o tratamento de gengiva.
Quais as principais doenças da gengiva
Uma das mais conhecidas é a gengivite, chamada também de inflamação da gengiva. Neste caso, ocorrem os primeiros sintomas da doença periodontal, por isso, o tratamento de gengiva logo no início é relevante para evitar problemas mais sérios e graves. A gengivite, inclusive é bastante comum, e desencadeia pelo acúmulo de placa bacteriana. Normalmente, a falta de higiene adequada e até desinformação do paciente pode piorar o problema.
Umas mas maneiras para se evitar o problema é realizar a limpeza da placa, até porque, quando isso não é feito, a placa ganha resistência e passa a ser chamada de tártaro. Essas bactérias que estão presas nos dentes irritam também as gengivas, que passam a ficar sensíveis e fracas.
Tratando o problema no consultório
Após identificado o problema, o paciente com doença periodontal deve iniciar o tratamento de gengiva. O procedimento será feito a seguinte forma:
- após avaliação bucal e limpeza, o dentista irá remover a placa e o tártaro;
- o paciente recebe orientações sobre a melhor maneira de escovar os dentes e passar fio dental;
- é preciso melhorar a frequência de visitas ao dentista, fazendo profilaxias;
- em alguns casos, será preciso refazer restaurações e implantes.
Complicações da doença periodontal
Não realizar o tratamento de gengiva adequadamente, logo que os primeiros sintomas surgem, pode acarretar complicações muito mais graves que uma simples gengivite. Da retração severa até a queda dos dentes: isso pode acontecer em casos extremos da doença.
Uma das grandes complicações é a periodontite, quando os ossos e fibras que mantêm os dentes fixos perdem a força e se tornam móveis. Além de comprometer a mastigação e a qualidade de vida, de tão móveis e fracos, alguns dentes podem cair. Sendo assim, é preciso estar atento aos sinais e frente a qualquer problema gengival procurar rapidamente a avaliação de um dentista.
Para saber mais sobre tratamento de gengiva
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!