Sensibilidade no dente com canal: Como acontece?
O tratamento de canal é comum na odontologia para auxiliar na remoção de bactérias e devolver a saúde bucal do paciente. Mas é importante entender como esse processo funciona. Afinal, sentir sensibilidade ou dores após o tratamento após ter sido realizado, não é normal e sendo necessário uma nova avaliação e até a realização de um novo tratamento. Neste texto, estão reunidos algumas informações essenciais para você entender melhor o quadro de sensibilidade no dente com canal. Confira!
O que é o tratamento de canal?
No tratamento de canal é retirado do dente, que está promovendo a dor, o nervo da polpa do dente, conhecido como canal. Se o dente tiver cerca de 4 raízes, são colocados alguns alongamentos dos canais, (como tubinhos) que ajudam a reconstruir o canal. Por fim é feita a limpeza do dente como um todo, ele recebe a vedação e fica pronto para a restauração, feita com próteses de coroa ou peça. A partir daí o dente não deve doer mais, porém se a sensibilidade no dente com canal aparecer é necessário avaliar os indícios dessa dor.
Tratamentos para a sensibilidade no dente com canal
Se mesmo com o tratamento já realizado, existe a dor ou sensibilidade no dente com canal é necessário avaliar os possíveis fatores que levam a essa questão. A primeira indicação é que você volte a um dentista de confiança, assim ele poderá fazer uma nova avaliação. Mas as causas para a sensibilidade no dente com canal podem variar, como por exemplo:
- Sobre-instrumentação: quando os materiais utilizados no precedimento (a lima) acaba atingindo um nível mais profundo do dente, neste caso a dor pode acontecer, mas a sensibilidade no dente com canal deve sessar em poucos dias;
- Sobre-obturação: Isso pode acontecer em casos que o material da obturação ultrapassa o final do canal, alguns pacientes costumam não sentir nada, mas em alguns casos pode acontecer a sensação de incômodo, neste caso é necessário realizar um procedimento para retirar o excesso de material;
- Problemas com a restauração: mesmo com o tratamento do canal bem feito, a peça ou coroa que está por cima do dente, pode incomodar, já que tudo que está em volta do dente continua vivo e passível de sensibilidade no dente com canal;
- Deficiência no tratamento de canal: por fim, um dos motivos que podem levar a sensibilidade no dente com canal é o próprio tratamento, algum defeito na realização do precedimento pode trazer dores e até a persistência do problema.
Em todos esses casos, existe a necessidade da avaliação do dentista para reconhecimento e solução do problemas, principalmente em alguns casos pode ser necessário a realização de um novo canal. Por isso, ao sentir qualquer incômodo ou sensação de sensibilidade no dente com canal após o tratamento, não exite em procurar o seu especialista de confiança o mais rápido possível.
Para saber mais sobre sensibilidade no dente com canal
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!