Sangramento gengival: o que é e como tratar?
Mesmo sendo uma questão comum, o sangramento gengival pode ser um indício de várias situações inadequadas do nosso corpo. Como o uso de uma escova muito dura, a higienização incorreta ou até problema mais complexos como a gengivite. Por isso, neste texto iremos trazer mais informações e desvendar as questões em torno do sangramento gengival. Confira!
O que é o sangramento gengival?
O sangramento gengival na maioria dos casos, está ligado a um inflamação na região da gengiva. Essa inflamação, pode ocorrer pela remoção incorreta da placa dos dentes, próximo a gengiva. Outro fator é a falta de remoção da placa, que se transforma no conhecido tártaro, que pode aumentar o sangramento gengival e evoluir esse quadro para uma doença mais grave, conhecida como periodontite. Além dessas, outras causas que estão ligadas ao sangramento gengival, como:
- Qualquer desordem hemorrágica;
- Escovação com muita força;
- Alterações hormonais durante a gravidez;
- Dentaduras mal ajustadas;
- Uso inadequado de fio dental;
- Infecção, relacionada ao dente ou à gengiva;
- Uso de afinadores do sangue;
- Deficiência de vitamina K.
Entre outras situações, ligadas a doenças mais sérias, como a Leucemia. Desta forma, o sangramento gengival, não deve ser encarado como uma situação normal e sim, ser levado ao especialista capacitado para entender o que pode estar a acompanhando esse sangramento. Em casos de sangramento de longo prazo ou crônico, outros sintomas associados ou inexplicados relacionados ao sangramento, não existe em consultar seu dentista de confiança para avaliar a situação e ter mais informações.
Tratamento do sangramento gengival
A orientação principal, por ser uma situação comum na rotina, é que a pessoa com o sangramento não se automedique. Como citado assim, apenas o dentista pode avaliar a situação com mais precisão e informar a necessidade de medicamentos. Já que em alguns casos, esses sintomas pode estar ligada a infecções, e assim, ser necessário o uso da medicação para auxiliar o tratamento. O tipo, dosagem e tempo de uso desses remédios também são informados pelo seu dentista. Por isso, fique atento aos sinais, se o sangramento na gengiva persistir, consulte um médico, pois ele pode estar ligado a alguma questão da sua rotina.
Para saber mais sobre sangramento gengival
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!