Quais são as causas e prevenção do mau hálito
A halitose, nome correto para o mau hálito, está presente em 40% da população brasileira, de acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais. O odor, muitas vezes incômodo, pode constranger e impactar as relações entre as pessoas.No entanto, a condição não é definitiva. A partir da aferição das causas do mau hálito, em acompanhamento com um dentista, é possível eliminar esse problema para sempre.
Causas
Para que a boca se mantenha limpa e sem cheiro ruim, é necessário que ela seja limpa regularmente, sendo a falta de limpeza a causa mais comum para o mau hálito. Mas o que ocorre sem a escovação e a limpeza total? Sem o uso da escova e do fio dental, os restos de alimentos vão se acumulando em todas as partes da boca. Ao se acumularem, os restos serão dissolvidos pelas bactérias naturais da boca. É nesse processo em que substâncias de odor forte são liberadas.
A língua também faz parte da eliminação do mau hálito. Isso porque nela também são acumulados restos de alimentos, mas que formam outro processo: a saburra lingual, uma camada branca na superfície da língua. Novamente, as bactérias irão dissolver toda a sujeira, liberando o cheiro que compõe a halitose.
O mau hálito ainda tem outras causas, que vão além do trato com a boca. Nesses casos, o odor surge como um sintoma para desordens no organismo, tais como a diabetes ou mudanças hormonais.
A halitose surge também como consequência de ações, e são fatores de risco:
- Uso de certos medicamentos;
- Respiração pela boca;
- Boca desidratada;
- Tabagismo;
- Aumento do estresse.
Prevenção
Quem se previne nunca se afeta. Mas o que fazer? Para eliminar o problema grave que é o mau hálito, é preciso seguir uma disciplina que envolve a higiene da boca. A primeira delas é a escovação diária, sempre depois das refeições, ou ao menos três vezes no dia. Junto, é preciso que a língua seja escovada, principalmente com um dispositivo próprio para a ação.O fio dental faz ainda mais parte da limpeza. Por pelo menos uma vez no dia, é preciso retirar os restos onde a escova não alcança. A hidratação da boca também faz parte. Uma boca sem saliva propicia o surgimento do mau hálito. Além das recomendações acima, é necessária a consulta com um dentista, que vai acompanhar e indicar o que melhor deve ser feito para garantir um bom hálito.
Para saber mais sobre mau hálito
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!