Tratamento ortodôntico

Não é difícil encontrar uma criança sequer que já não deixou a sala do dentista chorando porque queria colocar um aparelho nos dentes. E você deve lembrar daquelas que ficavam admirando o aparelho do primo, com os famosos elásticos coloridos e sonhando com o dia em que colocariam os seus. Pois é. O tratamento ortodôntico é famoso há muito tempo, e cumpre um papel importante na odontologia: o de corrigir o alinhamento da dentição e a mordida da mandíbula.

Situações para indicação de tratamento ortodôntico

Cada caso será analisado pelo dentista especializado na área, porém, normalmente os aparelhos são indicados para corrigir os seguintes problemas dentários:

  • apinhamento dentário;
  • mordidas profundas, abertas, cruzadas anterior e posterior;
  • tracionamento dentário;
  • deficit de dentes na arcada;
  • crianças que usaram chupeta, chuparam o dedo ou os lábios (em alguns casos).

Estética e mastigação em dia

Além de corrigir problemas estruturais da boca, como o alinhamento dos dentes, o tratamento ortodôntico também é usado para auxiliar na disfunção temporomandibular. Pacientes vítimas desse problema têm dificuldade de mastigação, enfraquecimento das articulações e, consequentemente, quadros de dores de cabeça, na região do ouvido e do pescoço, conhecida como ATMs. Também podem sentir cansaço, fadiga, bem como ouvir zumbidos e estalos.

A indicação do uso de aparelhos ortodônticos podem ajudar na melhora da disfunção, já que o mesmo favorece o encaixe dos dentes melhorando e equilibrando a função mastigatória e estrutural da dentição. Porém, como todos os tratamentos odontológicos, o sucesso completo se dá com a ajuda do paciente.

Cuidados após tratamento ortodôntico

Depois de concluir o tratamento ortodôntico é necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal, com escovação e uso do fio dental. Pessoas que usam aparelho têm acesso a escovas e fio dentais apropriados, mais fáceis de usar e com potencial melhor de limpeza. Tomando os cuidados necessários, o aparelho fará seu papel e ajudará o paciente a ter uma vida saudável e feliz.

É bom salientar que não são somente os pacientes com histórico de tortos e desalinhados que terão indicação do tratamento ortodôntico. Alguns casos, onde esteticamente tudo está perfeito, também pode existir problemas funcionais, que só serão corrigidos com uso de aparelhos.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.