


Tratamento ortodôntico
Não é difícil encontrar uma criança sequer que já não deixou a sala do dentista chorando porque queria colocar um aparelho nos dentes. E você deve lembrar daquelas que ficavam admirando o aparelho do primo, com os famosos elásticos coloridos e sonhando com o dia em que colocariam os seus. Pois é. O tratamento ortodôntico é famoso há muito tempo, e cumpre um papel importante na odontologia: o de corrigir o alinhamento da dentição e a mordida da mandíbula.
Situações para indicação de tratamento ortodôntico
Cada caso será analisado pelo dentista especializado na área, porém, normalmente os aparelhos são indicados para corrigir os seguintes problemas dentários:
- apinhamento dentário;
- mordidas profundas, abertas, cruzadas anterior e posterior;
- tracionamento dentário;
- deficit de dentes na arcada;
- crianças que usaram chupeta, chuparam o dedo ou os lábios (em alguns casos).
Estética e mastigação em dia
Além de corrigir problemas estruturais da boca, como o alinhamento dos dentes, o tratamento ortodôntico também é usado para auxiliar na disfunção temporomandibular. Pacientes vítimas desse problema têm dificuldade de mastigação, enfraquecimento das articulações e, consequentemente, quadros de dores de cabeça, na região do ouvido e do pescoço, conhecida como ATMs. Também podem sentir cansaço, fadiga, bem como ouvir zumbidos e estalos.
A indicação do uso de aparelhos ortodônticos podem ajudar na melhora da disfunção, já que o mesmo favorece o encaixe dos dentes melhorando e equilibrando a função mastigatória e estrutural da dentição. Porém, como todos os tratamentos odontológicos, o sucesso completo se dá com a ajuda do paciente.
Cuidados após tratamento ortodôntico
Depois de concluir o tratamento ortodôntico é necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal, com escovação e uso do fio dental. Pessoas que usam aparelho têm acesso a escovas e fio dentais apropriados, mais fáceis de usar e com potencial melhor de limpeza. Tomando os cuidados necessários, o aparelho fará seu papel e ajudará o paciente a ter uma vida saudável e feliz.
É bom salientar que não são somente os pacientes com histórico de tortos e desalinhados que terão indicação do tratamento ortodôntico. Alguns casos, onde esteticamente tudo está perfeito, também pode existir problemas funcionais, que só serão corrigidos com uso de aparelhos.