Restauração de dente: como é feito e benefícios

A restauração de dente é um procedimento cada vez mais usado pela odontologia para ajudar no tratamento de casos simples de dentes danificados ou em situações mais complexas, em que há a necessidade de reconstrução total ou já existe a ausência dos dentes do paciente. Uma situação comum no dia a dia, a restauração de dente é uma solução simples e eficaz, que devolve a saúde e bem-estar dos pacientes. Confira a seguir, algumas informações essenciais sobre esse procedimento.

Como é feita a Reconstrução de dente?

A reconstrução de dentes é feita a partir da avaliação médica, nela serão identificadas as possibilidades de tratamento, já que para a realizar uma restauração de dente é possível aderir a dois métodos diferentes: a restauração direta e a indireta. Ambas feita pelo dentistas, são diferenciadas pelas situações de uso. Por isso são usados também diferentes materiais nesse processo:

  • Resina (direta);
  • Inômero de vidro (direta);
  • Amálgama (direta);
  • Porcelana (indireta);
  • Cerômero (indireta).

Na restauração direta é feita a reconstrução em cima da parte saudável do dente ainda presente na boca, ela começa removendo e limpando as partes danificadas, que depois é preenchido com o material restaurador. Já a restauração de dente indireta é feita fora da boca, com o auxílio de um prótese, que feito a partir de um molde da boca, depois de pronto o aparelho é encaixado na boca.

Benefícios e indicações

Ambos os métodos de tratamento e restauração de dente são simples e permitem uma recuperação rápida. Apenas algumas indicações são necessárias, como a higienização correta, para melhorar a durabilidade do material e também o seu uso. Mas no geral, a restauração de dente trás muitos benefícios para a saúde, desde a mastigação e fala, até a autoestima, que também é beneficiada.

A saúde bucal abrange a alimentação e até nosso psicológico, por isso não hesite em procurar um especialista na área e fazer sua avaliação, tratamento e acompanhamento. Esse cuidado é imprescindível para você que busca o equilíbrio e tem o compromisso de manter sua saúde sempre em dia. Afinal, o tratamento de restauração de dente é um investimento feito em você.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.