O que é a prótese protocolo porcelana

Um processo comum com o tempo, os dentes danificado ou até a perda de alguns deles, pode acontecer. Mas mesmo sendo um processo recorrente, a falta dos dentes pode desenvolver uma série de questões, desde o incômodo ao realizar ações simples do dia a dia, até situações mais complexar como problemas em nossa saúde a bem estar. Por isso, a odontologia desenvolveu diversos tratamento que auxiliam nessas questões, como por exemplo a prótese protocolo de porcelana. A seguir você confere mais detalhes sobre esse método, como é realizado e seus benefícios. Confira!

O que é uma prótese protocolo porcelana?

O método protocolo, indica que o tratamento é feito com a fixação de prótese sobre implantes. Desta forma a técnica da prótese protocolo porcelana é ideal para quem possui a estrutura óssea ainda saudável, mas possui muitos dentes danificados ou ausentes, sendo possível realizar a substituição total dos dentes superiores, inferiores ou ambas as regiões.

A prótese protocolo porcelana é feita a partir de um molde da arcada dentária do paciente, com esse molde é possível reproduzir de maneira fiel os dentes naturais do paciente e obter um resultado mais natural e personalizado. Outro aspecto importante dessa técnica é o uso da porcelana, esse material intensifica os traços naturais, pois tem estrutura e cor bem semelhante aos dentes originais, garantindo um resultado estético satisfatório.

Benefícios e indicações da prótese protocolo porcelana

Mesmo sendo um tratamento moderno dentro da odontologia, a prótese protocolo porcelana não é indicado para todos os tipos de pacientes sendo necessário a consulta com um especialista para saber a sua disponibilidade para fazer o procedimento. Além de ser ma ótima forma de obter mais informações sobre valores e tempo de tratamento, apenas o dentista pode dar detalhes sobre esses aspectos.

Entre os benefícios que essa técnica trás a estética, a prótese protocolo porcelana possui aspectos positivos durante e pós-tratamento, com a recuperação e adaptação à prótese. Por ser fixa junto ao osso, ele ocupa o mesmo espaço do dente original dando mais conforto e não sendo necessários cuidados muito específicos com o tempo, apenas a higienização correta e frequente dos dentes. A saúde também é beneficiada com esse tipo de tratamento, já que são melhorados consideravelmente aspectos como:

  • autoestima;
  • relação social;
  • estrutura dos lábios;
  • a fala;
  • mastigação e mordida.

Com todos esses fatores, a prótese protocolo porcelana ser tornou muito popular entre os profissionais da odontologia e os pacientes, que buscam esse métodos pelos benefícios e trocas de experiências positivas com pessoas que já fazem uso da prótese. Por isso, mesmo sendo um tratamento dentário, a prótese protocolo porcelana é considerado um investimento na saúde e bem-estar.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.