Saiba mais sobre o procedimento de implante dentário

O sorriso é o nosso cartão de visitas e também parte de nossa saúde como um todo, trazendo bem-estar. Por isso é comum pensar na possibilidade de realizar um procedimento de implante dentário, quando surge a necessidade de substituir um dente já ausente ou com danos, independente da situação, elas podem gerar incômodos e problemas para a saúde. Por isso, neste texto, vamos explicar melhor sobre o procedimento de implante dentário e como ele funciona. Confira!

Como funciona um implante dentário?

Pensados para devolver a funcionalidade dos dentes, que foi perdida com o tempo, o procedimento de implante dentário é feito a partir de um molde da arcada dentária do paciente. Após esse etapa é realizado a prótese dentária, que é fixada junto aos ossos da região da mucosa bucal. O material usado nesse processo deve ter a aparência semelhante aos dentes, mas também a resistência dos esmaltes dos dentes, para que ele suporte a realização de tarefas comuns da rotina, como a mastigação. Feitos para ser a solução ideal para substituir dentes que podem estar ausentes por diversos fatores, como por exemplo:

  • gengivite;
  • periodontite;
  • traumas nos dentes;
  • caries sem reversão.

O procedimento de implante dentário é feito em uma pequena cirurgia, geralmente sem dor. Já que durante o procedimento de implante dentário é feita a anestesia prévia. Na maioria dos casos, apenas a anestesia local é suficientes. Em alguns pouco casos, como o implante zigomático, pode ser necessário o uso da anestesia geral.

O procedimento de implante dentário no Brasil

O procedimento de implante dentário em nosso país vem evoluindo com o tempo. Com a popularização dessa técnica já é possível encontrar materiais para o procedimento de implante dentário fabricados por aqui, o que facilita a realização e até torna o procedimento mais barato e acessível.

Outro fator importante com essa popularização é a presença de profissionais especializados e a disponibilidade desse serviço em planos de saúde. Um fator também crescente, que ajuda no acesso a procedimento de implante dentário de qualidade pelos adeptos desse tipos de plano. Por isso, se pensa em realizar esse processo, não hesite em entrar em contato com seu profissional de confiança para obter mais informações sobre esse assunto.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.