Facetas de porcelana dentes, como é feita?

Um procedimento que está entre as tendências atuais, sendo comum entre pacientes e dentistas, as facetas de porcelana dentes, são uma opção prática, definitiva e simples para a trazer uma nova estética aos dentes. Se você está pesando em optar por esse tratamento, neste texto você irá encontrar informações essenciais sobre as facetas de porcelana dentes e como funcionam. Confira!

O que é a faceta de porcelana dentes?

Feitas a partir do molde da arcada dentária, as facetas de porcelana dentes são finas camadas de porcelana, com a finalidade de reproduzir os dentes originais. Esse material é usado pela sua aparência, muito semelhante ao sorriso natural, mas também por ter uma flexibilidade e força compatível ao esmalte do dente. A partir de um molde da arcada dentária do paciente, as finas camadas são feitas e durante a fixação na boca, são moldadas para acompanhar a estrutura natural do sorriso, desta forma o resultado fica mais confortável e bonito, principalmente ao longo do tempo.

Existem algumas questão que levam os pacientes a buscar esse tratamento, a maioria deles está ligada a estético, como por exemplo:

  • dentes amarelados ou manchados;
  • dentes lascados
  • a presença de espaço incômodo entre os dentes;
  • alinhamento dos dentes.

Essa insatisfação com o sorriso é comum, principalmente com o passar do tempo. Mas é importante dizer, que mesmo ao se identificar com esses fatores é necessário pensar bem antes de realizar o procedimento. Já que mesmo com resultados positivos e simples de serem alcançados esse tratamento é irreversível, por isso envolve uma grande decisão. A dica para fazer a melhor escolha é o dialogo, converse com pessoas que já fazem uso da porcelana dentes e troque experiências. Outra opção é conversar diretamente com o especialista na área, aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas, perincipalmente as mais específicas e voltadas ao procedimento.

Cuidados com a porcelana dentes

Por último, a adaptação e cuidados com as facetas de porcelana dentes. Esses dois assuntos merecem sua atenção!

Depois de realizar o procedimento é importante estar próximo ao seu dentista, o acompanhamento é um etapa essencial do processo, para verificar o resultado e auxiliar na melhor adaptação do paciente às facetas de porcelana dentes. Afinal, nesse curto período podem existir alguns incômodos, como inchaço e até estranhamento inicial, por isso, estar próximo de seu profissional de confiança pode facilitar esses dias.

Já com os cuidados, a atenção dever ser redobrada! A rotina de higiene bucal deve agora supre também alguns cuidados voltados para as facetas de porcelana dentes. A escovação feita com movimentos certos, o uso de escovas, pastas e até fios dentais corretos e pelo menos 3 vezes ao dia, são aconselhados. Isso garante um resultado melhor, mais bonito e duradouro, assim seu sorriso fica como novo por mais tempo.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.