Periodontite tratamento e informações sobre a doença

Comum entre a população, a Periodontite é caracterizada por inflamações na gengiva, que também afeta os tecidos de suporte dental — como ligamento periodontal e osso. Uma doença com se inicia de forma simples, com a pouca higiene bucal, por fatores genéticos ou como um consequência de outras doenças, como a Diabetes. Por isso, neste texto você irá encontrar informações essenciais sobre esse problema, para você se previne e cuida ainda mais da sua saúde. Confira!

O que é a Periodontite?

Essas inflamações, são como uma evolução da gengivite, que desenvolve a partir do tártaro presente no dente, a bactéria especifica da Periodontite. Com dois tipos de intensidade, ela pode se manifestar de formas diferentes no organismo. Na Periodontite Crônica, uma forma mais comum do problema, esse tipo tem progressão lenta e possui períodos de exacerbação e remissão.

Ela pode ser local ou generalizada, por isso é tão importante fazer o diagnóstico com antecedência. Já a Periodontite agressiva, acontece de forma silenciosa em pacientes sem doenças crônicas e também pode ser localizado em um ponto ou generalizado. É importante ficar atento, pois ela pode ter início na adolescência. Entre os principais fatores de risco da periodontite tratamento está o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, mas também existem alguns fatores relacionados, como:

  • Predisposição genética;
  • Fumo;
  • Uso de determinados medicamentos, como antidepressivos;
  • Alterações hormonais;
  • Desnutrição;
  • Fatores psicossociais, como depressão e ansiedade;
  • Desordens genéticas.

Com tantos fatores, é importante ficar de olho nos sintomas e fazer o acompanhamento médico. Já que esse é um problema que não tem cura, por isso a periodontite tratamento exite e costuma ser muito eficiente, no controle e na preservação de uma vida mais saudável.

Periodontite tratamento e prevenção

Como periodontite tratamento conta com procedimento imediatos no consultório do dentista, como por exemplo a raspagem para remoção do tártaro na superfície radicular. Como uma das principais abordagens realizadas no periodontite tratamento, em casos específicos ela pode envolver cirurgias de acessos para regenerar o tecido periodontal ou para aplicação de medicações.

No periodontite tratamento, também é feito o controle da placa bacteriana, que deve ser mantido pelo paciente em casa. Por último, caso necessário para manutenção, são realizadas consultas periódicas e a uso de medicamentos para controle da infecção. Lembrando que a única forma de prevenir a periodontite tratamento é com a higienização correta e frequente dos dentes, escovando todos os dias, ao acordar e antes de dormir.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.