Ortodontia invisível: entenda como funciona?

Tendência entre os tratamentos odontológicos, a ortodontia invisível é uma área que desenvolve diversas tecnologias para o tratamento dos dentes, trazendo mais harmonia ao sorriso, mas bem estar na rotina e saúde a longo prazo. Com a mesma finalidade da odontologia tradicional para correção do alinhamento dos dentes, a ortodontia invisível, traz esses benefícios sem a necessidade de usar aparelhos que modificam a aparência do sorriso. Conheça neste texto algumas informações essências sobre a ortodontia invisível e seus benefícios. Confira!

Como é feito o tratamento de ortodontia invisível?

Com o principal objetivo de corrigir os dentes, sem a necessidade do uso de aparelhos fixos, que mesmo sendo eficientes, necessitam de cuidados específicos, além de interferirem na estética do paciente. Desta forma, tecnologias com os alinhadores invisíveis, foram desenvolvidas pela ortodontia invisível.

Feitos a partir de um molde da arcada dentária do paciente, esse aparelho transparentes, são encaixados junto ao dente e vão gradualmente (com o uso feito pelo paciente em sua rotina) levando os dentes a posição correta. Desta forma, melhorando diversos aspetos da nossa saúde. Como por exemplo:

  • Alinhamento dos dentes;
  • harmonização do sorriso;
  • melhora na mastigação;
  • Mordida mais correta.

A maior demanda desse tipo de tratamento vem de pessoas mais adultas, com cerca de 30 anos. Afinal, esse tipo de técnica permite uma administração dos aparelhos e consultas mais flexíveis. Esse procura é tão grande, que pesquisas na área indicam que pode haver um crescimento na área de pelo menos 12% nos próximos anos.

Tenha um profissional de ortodontia invisível

Agora que você já está por dentro de todos esses detalhes, a dica é que você busca conhecer ainda mais essa área. Converse com amigos e familiares que já fazer uso dos alinhadores invisíveis ou outros métodos da ortodontia invisível, assim você consegue trocar experiências e saber mais sobre a rotina com os aparelhos. Mas também é imprescindível que você entre em contato com um profissional da área, só ele poderá dar mais informações sobre o tratamento, como ele funciona, tempo de duração e até valores relacionados a ele. Pesquise, converse e faça um orçamento para aproveitar todos os benefícios desse tratamento inovador.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.