Odontologia preventiva, como ela pode te ajudar?

O nosso sorriso é conhecido como o cartão de visitas do nosso rosto, desta forma, manter a saúde dessa região é essencial para nosso bem estar e saúde como um todo. A melhor forma de fazer isso é com o cuidado frequente e preventivo feito com o auxílio de profissionais da área. Por isso, existe uma vertente da odontologia voltada exatamente para esse objetivo, a denominada odontologia preventiva é o auxílio que você precisa, para começar a cuida mais de você. Confira, neste texto, como tudo funciona.

O que é a odontologia preventiva?

A odontologia preventiva, tem como finalidade exercer ações e tratamentos que auxiliam nos cuidados a longo prazo da saúde bucal, englobando dentes, gengiva e a região óssea. Desta forma, quanto antes o paciente visitar o consultório do dentista na área da odontologia preventiva, melhor será os seus resultados, o indicado é que esse processo, aconteça ainda na infância, já que nesse especialista são realizados serviços como:

  • avaliação geral;
  • limpezas simples;
  • orientações para a escovação;
  • aplicação de flúor;

Cuidado e indicações

Entre outros tratamentos, que ajudam a boa evolução dos arcada dentária, o acompanhamento dos dentes, a saúde da gengiva e da parte óssea. Mas é importante lembrar, que todos esses cuidados precisam da colaboração do paciente para obter resultado efetivos. Em sua rotina, o primeiro passo que pode ser dado é a visita frequente ao dentista da odontologia preventiva, indicado por especialistas que deve ser realizado a cada 6 meses.

Outro ponto importante é a higienização bucal, após a orientação realizada em consultório de odontologia preventiva, o paciente deve segui-la em casa. Essa rotina inclui o uso de materiais próprios e adequados para a escovação, o ideal é que seja feita com a escova macia, arredondada e pequena, para ela tenha um bom acesso a todas as regiões da boca. Também é interessante o uso da pasta de dente que auxilie necessidades específicas, que podem ser orientadas pelo dentista e o imprescindível uso do fio dental. Para a escovação, a rotina ideal é que ela seja realizada em pelo menos 3 vezes ao dias, manhã, depois do almoço e antes de dormir. Já para o fio deve ser usado a noite, todos os dias.

Com todas essas orientações, a mudança de hábito e a visita frequente ao especialista, a odontologia preventiva se torna uma ótima aliada para a sua saúde, bem estar e conforto. Podendo surtir efeitos positivos para toda a vida. Esse profissional, pode estar presente em diversos planos de saúde, consulte e aproveite os benefícios da odontologia preventiva.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.