Limpeza dos dentes tártaro previne doenças odontológicas

A aparência amarelada dos dentes com o tártaro pode incomodar e retirar da pessoa a confiança em sorrir ou falar livremente. Muito além da estética, a limpeza dos dentes tártaro se mostra necessária para garantir uma melhora na saúde bucal e evitar o surgimento de doenças mais graves.

A limpeza dos dentes tártaro pela profilaxia dental é feita a cada seis meses e não substitui a necessidade da higienização diária, que é a primeira linha de combate às doenças bucais. Para diminuir as ocorrências, siga os passos:

  • Controle na ingestão de açúcar;
  • Escovação dos dentes depois das refeições ou três vezes ao dia;
  • Higienização da língua;
  • Uso do fio dental no mínimo uma vez por dia.

Como o tártaro surge e quais os riscos

Ele é o resultado de um processo de calcificação da placa bacteriana. Essa placa não é removida pela escovação e pela aplicação do fio dental de forma eficiente, e, após o contato constante com os minerais presente na saliva, durante um período de tempo, formando o tártaro.

O tempo é essencial tanto para a sua formação quanto para a remoção. Quanto mais demorada a procura pela limpeza dos dentes tártaro, mais duros e aderidos o tártaro se torna, demandando mais sessões para que ele deixe de existir. Quanto mais grave o estado do tártaro, mais perigoso ele se torna. Caso não seja retirado a tempo, é possível que além do mau hálito proporcionado, doenças como a gengivite e a cárie possam ocorrer.

Como ele é retirado e cuidados

A limpeza dos dentes tártaro é feita com o procedimento da profilaxia. É uma higienização profissional, com instrumentos e produtos indicados para o manuseio de dentistas. Nela, são realizadas a raspagem, o alisamento e polimento dos dentes.

Com o aparelho de ultrassom é feita a raspagem, em um processo chamado tartarectomia. A superfície do dente, a dentina, é alisada, impedindo que a placa bacteriana surja futuramente, e, consequentemente, menos tártaro também. Durante o procedimento de limpeza dos dentes tártaro, é possível que a dentina fique sensível. O desconforto é eliminado com a aplicação de flúor pelo dentista.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.