


Limpeza dos dentes tártaro previne doenças odontológicas
A aparência amarelada dos dentes com o tártaro pode incomodar e retirar da pessoa a confiança em sorrir ou falar livremente. Muito além da estética, a limpeza dos dentes tártaro se mostra necessária para garantir uma melhora na saúde bucal e evitar o surgimento de doenças mais graves.
A limpeza dos dentes tártaro pela profilaxia dental é feita a cada seis meses e não substitui a necessidade da higienização diária, que é a primeira linha de combate às doenças bucais. Para diminuir as ocorrências, siga os passos:
- Controle na ingestão de açúcar;
- Escovação dos dentes depois das refeições ou três vezes ao dia;
- Higienização da língua;
- Uso do fio dental no mínimo uma vez por dia.
Como o tártaro surge e quais os riscos
Ele é o resultado de um processo de calcificação da placa bacteriana. Essa placa não é removida pela escovação e pela aplicação do fio dental de forma eficiente, e, após o contato constante com os minerais presente na saliva, durante um período de tempo, formando o tártaro.
O tempo é essencial tanto para a sua formação quanto para a remoção. Quanto mais demorada a procura pela limpeza dos dentes tártaro, mais duros e aderidos o tártaro se torna, demandando mais sessões para que ele deixe de existir. Quanto mais grave o estado do tártaro, mais perigoso ele se torna. Caso não seja retirado a tempo, é possível que além do mau hálito proporcionado, doenças como a gengivite e a cárie possam ocorrer.
Como ele é retirado e cuidados
A limpeza dos dentes tártaro é feita com o procedimento da profilaxia. É uma higienização profissional, com instrumentos e produtos indicados para o manuseio de dentistas. Nela, são realizadas a raspagem, o alisamento e polimento dos dentes.
Com o aparelho de ultrassom é feita a raspagem, em um processo chamado tartarectomia. A superfície do dente, a dentina, é alisada, impedindo que a placa bacteriana surja futuramente, e, consequentemente, menos tártaro também. Durante o procedimento de limpeza dos dentes tártaro, é possível que a dentina fique sensível. O desconforto é eliminado com a aplicação de flúor pelo dentista.