Lentes para dentes amplificam beleza do sorriso

O sorriso sempre foi um cartão de visitas para as outras pessoas. O crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias na odontologia permitiram a criação de lentes de contato dental. As lentes para dentes proporcionam melhorias no formato e na cor dos dentes, deixando o sorriso mais atraente do que anteriormente e em pouco tempo.

O procedimento de lentes para dentes podem ser utilizados na correção de alguns casos mais específicos como:

  • Preenchimento de espaços entre dentes, como os diastemas;
  • Aumento do comprimento ou da largura dos dentes;
  • Mudança da textura de dentes desgastados;
  • Recuperação da aparência normal de dentes lascados ou quebrados;
  • Alteração da cor.

Como as lentes para dentes funcionam?

As lentes para dentes são laminados extrafinos colocados sobre a superfície dos dentes. Por ter essa aparência semelhante às lentes oculares, elas foram batizadas de lentes de contato dental.

Esse tratamento, no entanto, é somente indicado para alterações estéticas pequenas e que não foram resolvidas por outros procedimentos. Se existirem ainda desvios estéticos maiores, como dentes tortos, é necessário passar por tratamento ortodôntico. Além disso, para receber as lentes, a estrutura dentária precisa estar saudável e resistente.

Como as lentes para dentes são colocadas?

Todo o processo para que as lentes para dentes sejam colocadas leva três sessões. Inicialmente é feita uma análise entre paciente e dentista para a definição de cor, tamanho e posição das lentes, o chamado Mock Up. O paciente é introduzido a uma espécie de prévia do novo sorriso, produzida com uma resina bisacrílica que dura por dois dias. Com as decisões feitas, os dentes passam para a preparação e são desgastados para receber a as lentes.

Depois, a boca é escaneada por uma câmera 3D, processo que leva a um desenho do novo sorriso no computador. As lentes para dentes podem ser feitas manualmente ou por impressoras 3D e estão disponíveis em materiais como a resina ou porcelana.

A última fase é a colocação das lentes com a fixação feita por um adesivo líquido. Tudo deve ser conduzido de forma milimétrica para que o resultado final seja um sorriso perfeito e como esperado.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.