Lentes de contato dental: quais os benefícios

A procura por um sorriso bonito é grande. O ato de sorrir livremente e com conforto abre portas em ambientes profissionais e nas relações sociais, mas o tratamento pode levar muito tempo. Para isso, as lentes de contato dental podem ser uma opção por prometerem resultados próximos ao natural em bem menos tempo.

As lentes de contato dental não são nomeadas assim à toa. Por serem lâminas extrafinas, elas se assemelham às lâminas oculares e são aplicadas sobre a superfície do dente, garantindo uma melhora significante na aparência dos dentes.

Quando usar?

As lentes de contato dental são recomendadas para pequenas alterações estéticas. Para seu uso, não são feitos grandes desgastes dos dentes, ou seja, as superfícies não são removidas. Para tanto elas são recomendadas para os seguintes casos:

  • Preenchimento de espaços entre dentes;
  • Aumento do comprimento ou da largura dos dentes;
  • Recuperação de dentes lascados ou quebrados;
  • Mudança da textura dos dentes;
  • Mudança da cor.

Dessa forma, o uso das lentes de contato não são recomendadas para dentes muito tortos, trincados, desiguais, manchados ou desgastados, sendo necessários outros tratamentos estéticos.

Como são feitas as lentes?

Paciente e dentista irão se reunir em diversas sessões para discutirem a melhor abordagem para aplicação das lentes de contato dental. Juntos, ambos discutirão as melhores opções de cor, tamanho e posição das lentes, definindo um desenho para o novo sorriso. Esse é um processo chamado de Mock Up, que desposta em uma prévia das opções escolhidas da lente em dentes feitos em resina bisacrílica, que duram em torno de dois dias.

Caso seja necessário, os dentes são desgastados nas partes essenciais. Em seguida, a boca é mapeada a partir de uma câmera 3D. As imagens são levada para um computador, onde são desenhadas e se preparam para o molde, feita em linhas finas de cerâmica. A última parte do processo fica com a colocação das lentes de contato. Nessa etapa o dentista precisa ter mãos firmes e paciência: qualquer milímetro a mais ou a menos é capaz de alterar o sorriso final. Instaladas, as lentes agora são um novo sorriso, que irá durar de 10 a 15 anos.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.