Lentes de contato para dentes melhoram estética do sorriso

Sorrir e falar sem medo é um sonho para muitas pessoas. Manchas e espaços entre dentes costumam incomodar as pessoas, e, para isso, as lentes de contato para dentes podem garantir que a aparência seja melhorada. As lentes de contato para dentes se assemelham às lentes oculares. Elas são laminados extrafinos aplicados sobre a superfície dentária, corrigindo defeitos de forma rápida.

O que preciso saber para usar?

A aplicação das lentes de contato para dentes é recomendada para pequenas alterações estéticas, que disfarçam manchas e pequenos vazios na boca. Em alguns casos, como a existência de muitos dentes tortos, o procedimento não é recomendado, sendo indicado o tratamento com o aparelho ortodôntico.

A estrutura dentária também precisa estar saudável, isso porque para a colocação de algumas das lentes é preciso que os dentes sejam desgastados. As lentes de contato para dentes podem ser usadas com o objetivo de corrigir quadros odontológicos particulares, como:

  • Complemento de espaços entre dentes;
  • Aumento do comprimento ou da largura dos dentes;
  • Recuperação de dentes lascados ou quebrados;
  • Alteração da textura dos dentes;
  • Alteração da cor.

Qual é o processo de colocação?

São diversas sessões que envolvem paciente e dentista até que as lentes de contato para dentes estejam prontas para serem aplicadas. A primeira consulta se inicia com o chamado Mock Up. É feita uma análise entre paciente e dentista com o objetivo de definir a cor, o tamanho e a posição das lentes que vão compor o novo sorriso. Para ter uma visão ainda mais completa do resultado, o paciente pode receber uma prévia do modelo escolhido, feito em resina bisacrílica com duração de dois dias. Em seguida, os dentes originais passam por uma preparação para o recebimento e, caso precisem, são desgastados.

Em outra sessão, toda a tecnologia disponível no mercado é inserida no procedimento, utilizando uma câmera 3D para traçar os detalhes da boca do paciente. As imagens são levadas para o computador, lugar no qual as lentes de contato para dentes serão desenhadas. As lentes são feitas posteriormente em resina ou porcelana.

Por último é realizada a aplicação das lentes. Feita com um adesivo líquido, o dentista atua pacientemente para que nenhum milímetro seja desviado, garantindo que o resultado seja o sorriso planejado.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.