Lentes de contato dentária ornamentam sorriso

Tão finas quanto as lentes oculares, as lentes de contato dentária são uma novidade para a alteração da estética dental. O procedimento proporciona ao paciente controle total das decisões sobre como apresentar o seu maior cartão de visitas ao mundo: o sorriso.As lentes de contato dentária são recomendadas para pequenas alterações estéticas, tais como: Mudança da textura dos dentes;

  • Mudança da cor;
  • Enchimento dos espaços entre os dentes;
  • Alongamento ou alargamento dos dentes.

Como as lentes funcionam?

As lentes de contato dentária são uma opção para os pacientes que desejam deixar o sorriso mais branco e alinhado, sem deixar a aparência natural de lado. Com as lentes é possível conquistar esse desejo em pouco tempo, mas que possui uma longa duração de 10 a 15 anos.

As lentes de contato dentária são lâminas extrafinas, com 0,2 a 0,4 milímetro. Imperceptíveis, elas se encaixam perfeitamente na estrutura dentária, substituindo os dentes naturais pela cor, tamanho e formato escolhidos durante as sessões com o dentista.

A principal recomendação para esse procedimento é de uma boca que não precise de grandes mudanças e que a proposta seja de apenas ampliar a beleza já existente.

Como funciona a aplicação?

Em média, a colocação das lentes de contato dentária leva três sessões entre as escolhas das mudanças, a coleta das imagens da boca e o processo de aplicação. A primeira reunião é feita entre o dentista e o paciente. Nela, ambos discutem sobre a melhor abordagem e as melhores opções de tamanho, cor e posição das lentes, traçando um desenho de como será o novo sorriso. Nessa etapa também é possível a realização do Mock Up, uma prévia das lentes de contato dentária que o paciente poderá provar por dois dias e avaliar se está no caminho correto.

Na sessão seguinte, caso seja necessário, os dentes são levemente desgastados. É feito também o escaneamento dos elementos da boca com uma câmera 3D. As imagens são levadas para um computador, local onde as lentes de contato dentária serão planejadas e depois moldadas manualmente ou por uma impressora 3D.

Por fim, é realizada a aplicação das lentes sobre a superfície dos dentes. O profissional precisa calcular milimetricamente os encaixes corretos das lentes, para que assim o que foi planejado anteriormente seja conquistado.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.