Implante protocolo superior: tudo que precisa saber

O sorriso é o cartão de visitas para o mundo profissional e das relações sociais. Não ter conforto em falar e sorrir pela ausência de dentes na boca pode afetar a autoestima do indivíduo, e, mais profundamente as funções motoras como a fala e a mastigação. Para solucionar esse problema, em especial para a falta de dentes na mandíbula, a odontologia possui o implante protocolo superior.

O implante dentário de porcelana implica em uma mudança no osso ao adicionar os pinos de titânio e precisa de um período de recuperação e cicatrização que demanda alguns cuidados:

  • Não consumir alimentos duros;
  • Parar de fumar, pois o tabagismo enfraquece a arcada e afeta a cicatrização;
  • Higienização da boca deve ser feita cuidadosamente;
  • É preciso tomar os medicamento prescritos.

Como é a cirurgia

O implante protocolo superior é indicado para a substituição total dos dentes da arcada e proporciona uma melhora da estética e da estabilidade de mastigação. O primeiro passo da cirurgia de aplicação é a realização de incisões na mandíbula, que irão revelar o leito ósseo. Esse leito será perfurados para que de quatro a oito pinos de titânio sejam inseridos nas cavidades.

Logo em seguida o dentista coloca uma tampa de proteção no implante protocolo superior para ajudar na cicatrização. Por fim, o dentário sutura a gengiva, fechando-a. Os dentes definitivos só serão colocados de quatro a seis meses depois da primeira cirurgia. Enquanto isso, o paciente poderá usar uma prótese provisória para realizar as atividades do cotidiano.

O implante protocolo superior é uma versão fixa, isso significa que não é possível que ele seja removido para uma limpeza mais profunda. Por todo o período de uso do implante, o paciente deverá tomar alguns cuidados pela sua preservação:

  • Na dieta, ele deve evitar o consumo de alimentos duros;
  • Durante a recuperação a higiene deve ser feita com cautela;
  • É preciso tomar os medicamentos prescritos corretamente;
  • O uso de tabaco, além de manchar os dentes, prejudica a cicatrização.

Outras técnicas

Outras duas técnicas podem substituir as raízes e os dentes de forma total ou parcial. A escolha pelo procedimento correto a ser seguido deve ser avaliado anteriormente pelo dentista, que também deve analisar a adequação dos ossos para que a instalação dos pinos de titânio possam ser feitas.

O implante protocolo superior pode ser feita ainda com a técnica ósseo integrado. Usada para unidades de dentes ou para uma série deles, os pinos são fixados e após quatro a seis meses é que os dentes serão conectados. A prótese overdenture é semelhante à dentadura removível, no entanto, ela possui muito mais estabilidade ao falar e mastigar. O motivo disso é a sua fixação em dois a seis pinos de titânio, substituindo todos os dentes da arcada.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.