


Implante protocolo superior: tudo que precisa saber
O sorriso é o cartão de visitas para o mundo profissional e das relações sociais. Não ter conforto em falar e sorrir pela ausência de dentes na boca pode afetar a autoestima do indivíduo, e, mais profundamente as funções motoras como a fala e a mastigação. Para solucionar esse problema, em especial para a falta de dentes na mandíbula, a odontologia possui o implante protocolo superior.
O implante dentário de porcelana implica em uma mudança no osso ao adicionar os pinos de titânio e precisa de um período de recuperação e cicatrização que demanda alguns cuidados:
- Não consumir alimentos duros;
- Parar de fumar, pois o tabagismo enfraquece a arcada e afeta a cicatrização;
- Higienização da boca deve ser feita cuidadosamente;
- É preciso tomar os medicamento prescritos.
Como é a cirurgia
O implante protocolo superior é indicado para a substituição total dos dentes da arcada e proporciona uma melhora da estética e da estabilidade de mastigação. O primeiro passo da cirurgia de aplicação é a realização de incisões na mandíbula, que irão revelar o leito ósseo. Esse leito será perfurados para que de quatro a oito pinos de titânio sejam inseridos nas cavidades.
Logo em seguida o dentista coloca uma tampa de proteção no implante protocolo superior para ajudar na cicatrização. Por fim, o dentário sutura a gengiva, fechando-a. Os dentes definitivos só serão colocados de quatro a seis meses depois da primeira cirurgia. Enquanto isso, o paciente poderá usar uma prótese provisória para realizar as atividades do cotidiano.
O implante protocolo superior é uma versão fixa, isso significa que não é possível que ele seja removido para uma limpeza mais profunda. Por todo o período de uso do implante, o paciente deverá tomar alguns cuidados pela sua preservação:
- Na dieta, ele deve evitar o consumo de alimentos duros;
- Durante a recuperação a higiene deve ser feita com cautela;
- É preciso tomar os medicamentos prescritos corretamente;
- O uso de tabaco, além de manchar os dentes, prejudica a cicatrização.
Outras técnicas
Outras duas técnicas podem substituir as raízes e os dentes de forma total ou parcial. A escolha pelo procedimento correto a ser seguido deve ser avaliado anteriormente pelo dentista, que também deve analisar a adequação dos ossos para que a instalação dos pinos de titânio possam ser feitas.
O implante protocolo superior pode ser feita ainda com a técnica ósseo integrado. Usada para unidades de dentes ou para uma série deles, os pinos são fixados e após quatro a seis meses é que os dentes serão conectados. A prótese overdenture é semelhante à dentadura removível, no entanto, ela possui muito mais estabilidade ao falar e mastigar. O motivo disso é a sua fixação em dois a seis pinos de titânio, substituindo todos os dentes da arcada.