Implante dentário de porcelana combina estética e durabilidade

O mercado de próteses removíveis e fixas possuem uma série de técnicas de baixo custo, mas que muitas vezes não trazem um resultado satisfatório aos pacientes. Dessa forma, o implante dentário de porcelana é a melhor opção pela garantia de beleza, estabilidade e melhora da mastigação e fala.O implante dentário de porcelana implica em uma mudança no osso ao adicionar os pinos de titânio e precisa de um período de recuperação e cicatrização que demanda alguns cuidados:

  • Não consumir alimentos duros;
  • Parar de fumar, pois o tabagismo enfraquece a arcada e afeta a cicatrização;
  • Higienização da boca deve ser feita cuidadosamente;
  • É preciso tomar os medicamento prescritos.

Diferença entre implante dentário de porcelana e resina

A escolha pelo material dos dentes que irão compor o novo sorriso com o implante é essencial. Isso porque cada material ter a sua especificidade e entregam valores financeiros e estéticos diferentes.

Os dentes de resina, por exemplo, são os mais comuns de serem escolhidos pelos pacientes. O polímero de que é feito a resina já é amplamente utilizada na odontologia para próteses e tratamento do bruxismo. Para ser um dente, ele terá a vantagem do baixo custo e de resultado estético imediato que agrada a maioria das pessoas. A sua desvantagem é a sua baixa durabilidade: eles amarelam e se desgastam mais facilmente.

O implante dentário de porcelana é um tratamento mais sofisticado. Amplamente utilizado na estética dental para as facetas laminadas, a cerâmica odontológica tem como vantagem a sua durabilidade e resultado estético superior à resina. Sua desvantagem fica com o bolso: o preço é mais elevado e pode afetar o orçamento em até 100%.

Quais são os tipos de implante dentário de porcelana

Os implantes funcionam para a substituição total ou parcial das raízes e dos dentes. Antes da escolha pelo procedimento, no entanto, é necessário que o dentista verifique a viabilidade da estrutura óssea que os pinos de titânio sejam instalados no osso. Caso não seja possível, um enxerto ósseo pode ser feito.

O implante dentário de porcelana pode ser realizado com a técnica ósseo integrado, especialmente para dentes unitários. Nesse modelo os pinos são fixados no maxilar por meio de uma cirurgia. Em torno de quatro a seis meses depois, um outro procedimento é feito para que os dentes sejam conectados.

A prótese protocolo é uma modo que aplica de quatro a oito pinos de titânio em uma das arcadas para a substituição total dos dentes de forma fixa. Isso significa que não é possível retirar a prótese para que a higienização seja feita. No entanto, a técnica oferece estabilidade e estética imperceptível.

Por último o implante dentário de porcelana por meio de uma prótese overdenture simula uma dentadura removível, mas ainda assim permite uma estabilidade e mastigação superiores à dentadura comum. Esse modo também substitui a totalidade dos dentes de uma arcada.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.