Quais são os resultados do implante dentário antes é depois?

Cada procedimento para a substituição dos dentes proporciona um resultado diferente. Entre a escolha entre próteses removíveis e fixas, o implante dentário antes é depois confere aos pacientes resultados mais duradouros e confortáveis, que recuperam da melhor forma a autoestima, mastigação e fala.

No entanto, nem todas as pessoas podem receber os pinos de titânio que compõem os implantes. Para tanto, o dentista precisa avaliar se a estrutura óssea do paciente é adequada, e, caso não seja, indique um enxerto ósseo.

Técnicas utilizadas

As técnicas utilizadas para implante dentário antes é depois conseguem substituir a totalidade ou a parcialidade dos dentes na boca em três métodos diferentes: overdenture, prótese protocolo e ósseo integrado. O modelo overdenture se assemelha às utilidades de uma dentadura. No entanto, combinando a possibilidade de remoção para limpeza e estabilidade, a técnica instala de dois a seis pinos de titânio em cada arcada.

Diferentemente da overdenture, a prótese protocolo é um implante dentário antes é depois fixo para substituir todos os dentes de uma arcada ao instalar de quatro a oito pinos de titânio. Isso impede que o paciente consiga removê-lo para fazer a higienização, mas que confere estabilidade e estética máximas.

Por último, o método ósseo integrado é utilizado para dentes unitários Os pinos são colocados em uma cirurgia. De quatro a seis meses depois, um novo procedimento é feito, abrindo a gengiva e conectando os novos dentes nos implantes. Em cada técnica é importante estar atento às recomendações de cuidados para o pós-operatório:

  • Higienização dos locais da cirurgia com cautela;
  • Evitar fumar para conservar os dentes e aumentar a melhora da cicatrização;
  • Não consumir alimentos duros;
  • Uso dos medicamentos prescritos.

Materiais utilizados

Os resultados do implante dentário antes é depois estão ligados também aos materiais utilizados para compor o novo sorriso. Disponíveis em resina e porcelana, cada uma delas possuem vantagens e desvantagens. A resina é o material mais comum, principalmente pelo seu maior atrativo: o baixo custo. Ao que concerne a estética, a resina, inicialmente, proporciona um resultado satisfatório. Mas ela não é duradouro, sendo facilmente amarelada.

O implante dentário antes é depois de porcelana é o contrário. O que mais o atrai é o resultado estético dos dentes brancos próximos ao natural. Mas o que o repele é custo elevado, que pode afetar o orçamento em até 100%. Se a porcelana tiver base em zircônia, o preço é ainda mais alto.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.