Implante de prótese dentária proporciona melhora na saúde

As antigas próteses removíveis e fixas são modelos ultrapassados. Embora sejam atrativas pelo seu baixo custo, além do resultado estético inferior, esse tipo de substituição de dentes gera uma série de reclamações por proporcionarem dores e desconfortos aos pacientes. A troca ou a a aplicação totalmente nova de implante de prótese dentária pode ser uma solução para o problema por ser um procedimento que garante durabilidade e estabilidade.

Cirurgia de implante de prótese dentária

A cirurgia tradicional para implante de prótese dentária é considerada simples. O dentista inicia com um corte na gengiva, revelando o leito ósseo. que será o local onde o pino de titânio será instalado. Com o aparelho da broca, o profissional perfura o osso progressivamente para desenhar o melhor encaixe para os tamanhos de cada implante.

O processo chega ao fim a partir da aplicação dos pinos nos buracos abertos. O especialista em implante de prótese dentária coloca uma tampa de proteção no pino, finalizando a cirurgia com uma sutura na gengiva. Nesse momento, o paciente não sai com os dentes novos, utilizando uma prótese provisória até a colocação dos dentes definitivos.

As técnicas disponíveis para a colocação de implante de prótese dentária são: prótese protocolo e overdenture. A primeira é uma versão fixa, substituindo os dentes de uma arcada e introduzindo no osso cerca de quatro a oito pinos, não é possível tirar o dispositivo para limpeza. Entretanto, existe uma maior estabilidade e melhor na mastigação. O modelo overdenture simula uma dentadura, mas não é igual à antiga versão. Com dois a seis pinos no osso, a técnica dá a possibilidade da higienização, combinando-a com estabilidade e segurança ao falar e sorrir.

O pós-operatório também é considerado simples, sendo necessário seguir alguns passos para a recuperação completa:

  • Não fumar para não afetar a cicatrização;
  • Higienização do local feita com cautela;
  • Evitar o consumo de alimentos duros;
  • Idas regulares ao dentista.

Materiais usados

Os resultados estéticos do implante de prótese dentária também dependem dos materiais usados para compor os dentes do novo sorriso. Entre os modelos disponíveis estão os dentes de resina e porcelana. Devido ao seu baixo custo, e principal vantagem, a resina é a material mais utilizado. No entanto, esse tipo não possui uma boa resistência por amarelar ao longo do tempo.

A porcelana confere o resultado estético mais branco e mais duradouro. Entretanto, tal característica atribui ao material um valor mais elevado, afetando o orçamento em até 100%.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.