


Implante de dente devolve beleza do sorriso
A ausência de alguns dentes na boca causa desconforto. Não é por qualquer capricho: o sorriso é a porta de entrada para o mundo profissional e durante as relações sociais. Além do aspecto estético, falar e mastigar também são afetados por essa falta. Dessa forma, é possível realizar a substituição com um implante de dente.
A aplicação de implantes é uma decisão que requer cuidados constantes, mesmo depois do pós-operatório:
- Dieta: evitar alimentos duros;
- Tabagismo: fumar pode afetar a conservação do implante de dente
- Higienização: limpeza diária com escovação e uso do fio dental;
- Acompanhamento: idas regulares ao dentista.
Quais são os tipos de implante de dente?
O procedimento está disponível em duas versões: parcial e total. Isso significa que é possível substituir uma certa quantidade de dentes, mas também a totalidade deles na boca em três técnicas: ósseo integrado, prótese protocolo e prótese overdenture. O do tipo ósseo integrado instala os pinos de titânio cirurgicamente no maxilar. Dentro de quatro a seis meses é a espera pela adaptação das instalações no corpo. Em seguida, mais uma cirurgia é feita: o dentista remove a gengiva que cobre o material metálico e o conecta os dentes ao implante.
O implante de dente com o método da prótese protocolo é uma versão na qual uma ponte é colocada sobre quatro a oito pinos. Nesse modelo somente o dentista é capaz de desparafusar os dentes para que a higienização seja feita, o que dificulta a limpeza pelo paciente em casa. No entanto, é uma opção viável para quem quer uma estética agradável sem ser dentadura.
Já a prótese overdenture é um tipo diferente de implante de dente. São fixados dois ou até seis pinos no maxilar. O resultado confere uma mobilidade como se fosse dentadura, mas que está encaixada no maxilar por uma base metálica, com mais estabilidade e comodidade por ser possível realizar a higienização.
Cuidados
O implante de dente tem como objetivo a substituição das raízes do dente e de dar suporte para os novos dentes. Dessa forma, é necessário que o paciente tenha uma estrutura óssea adequada para receber o material no maxilar.
Caso não seja possível, o dentista responsável poderá solicitar a cirurgia de enxerto ósseo, que irá possibilitar e reforçar o local para que seja possível sustentar o procedimento.