Facetas de resina e porcelana embelezam sorriso

Quando o assunto é estética dental, a odontologia desenvolveu procedimentos para que o sorriso fique cada vez mais belo sem afetar a estrutura dentária com próteses ou a instalação de implantes no osso do maxilar. Uma das técnicas é a aplicação de facetas de resina ou porcelana.

Com duração de 10 anos, a aplicação de facetas de resina ou porcelana são um investimento a longo prazo. Entretanto, para que sejam ainda mais duradouras, é necessário seguir certos passos:

  • Limpezas com o dentista regulares;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Usar fio dental ao menos uma vez no dia;
  • Evitar consumir bebidas que mancham, como café.

Diferenças entre as facetas de resina e porcelana

As facetas de resina e porcelana possuem diferenças que devem ser levadas em consideração durante a escolha pela melhor abordagem para um novo sorriso. As duas resultam em um sorriso mais bonito, no entanto, a resina é menos resistente que a porcelana.

Isso porque as lâminas de resina, se não bem cuidados, conseguem amarelar mais facilmente e, se forem danificadas, será necessária a substituição da faceta. De outro lado, esse material tem um custo menor que a porcelana e é aplicada mais rapidamente, sem a necessidade de molde.

Como a aplicação é feita

As facetas de resina e porcelana são lâminas de 0,5 até 1,3 milímetro. Elas são colocadas sobre superfície do dente e são usadas quando os dentes precisam de correções estéticas mais profundas. Dessa forma, essa técnica é recomendada caso disso os dentes do paciente estejam trincados; manchados; desalinhados; com espaçamento anormal; desiguais ou desgastados.

O tempo médio de aplicação com esse método é entre uma a duas consultas. Tudo dependerá de como serão os desgastes dos dentes e da confecção de moldes. As facetas dentais de resina e porcelana não precisam de anestesia local para serem instaladas. No entanto, se o paciente tiver uma sensibilidade elevada durante o processo de desgaste, é indicado que a anestesia seja usada.

Depois das falhas estéticas serem desgastadas, o dentista aplica cada faceta dental sobre os dentes com o cimento resinoso próprio para a odontologia. Depois da colocação das facetas de resina ou porcelana, o profissional pode realizar certos ajustes nos contornos. Por fim, toda a superfície das lâminas é exposta por 60 segundos a uma luz, garantindo a fixação.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.