Facetas de porcelana nos dentes da frente recuperam estética do sorriso

A estética dental é uma área da odontologia que modifica o sorriso conforme o desejo do paciente. Para deixar os dentes mais brancos e bonitos, existe no mercado técnicas de clareamentos dental e a aplicação de lentes de contato. No entanto, apenas as facetas de porcelana nos dentes da frente conseguem modificar falhas estéticas mais profundamente.

Por terem uma duração de 10 anos, as lâminas são um investimento a longo prazo. Mas para que essa duração seja ainda maior, é preciso seguir alguns cuidados:

  • Idas regulares ao dentista;
  • Evitar ingerir bebidas que mancham os dentes, como café e vinho;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Uso do fio dental.

O que as facetas de porcelana nos dentes da frente mudam?

As facetas modificam o sorriso conforme o desejo do paciente. No entanto, diferente das lentes de contato, usadas para garantir a ampliação de um sorriso que já é bonito, as facetas de porcelana nos dentes da frente possibilitam que sejam feitos reparos estéticos mais profundos na boca. O procedimento é indicado para dentes tortos, trincados, desgastados, com espaçamentos fora do normal, desalinhados e manchados.

Dessa forma, para que as lâminas de 0,5 a 1,2 milímetros de espessura sejam colocadas, a técnica obriga que os dentes sejam desgastados e moldados conforme o desenho do novo sorriso.

O material com o qual as lâminas serão confeccionadas também afetam o resultado estético. As facetas de resina possuem um custo menor, mas com uma durabilidade menor. Do outro lado, as facetas de porcelana nos dentes da frente, embora tenham um custo maior, conferem um resultado mais duradouro.

Como as facetas são colocadas?

As facetas de porcelana nos dentes da frente são aplicadas em uma ou até duas sessões, que conferem o tempo do desgaste dos dentes e a produção das lâminas. Não é necessário o uso de anestesia local. No entanto, se o paciente apresentar sensibilidade devido ao desgaste, é recomendado que a anestesia seja aplicada para propiciar mais conforto.

Depois do desgaste dos dentes, o dentista irá realizar o procedimento com cimento resinoso, próprio para a odontologia. Com as facetas de porcelana nos dentes da frente na superfície, o profissional performa mais um desgaste para fazer o contorno das lâminas à estrutura dentária. Por último, as facetas são expostas por sessenta segundos a uma luz, garantindo a fixação completa.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.