Faceta dentária: conheça o procedimento

O sorriso é porta de entrada para o mundo. É a partir dele que se faz a primeira impressão acerca de uma pessoa, podendo afetar as relações profissionais e pessoais. Para transformar dentes não-atraentes, a odontologia permite a aplicação de faceta dentária: uma uma opção rápida e menos invasiva para garantir sorrisos mais brilhantes.

A faceta dentária tem um tempo de uso – até 10 anos. No entanto, para que ela seja ainda mais duradoura, é necessário que o paciente siga alguns passos:

  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Usar fio dental;
  • Evitar consumir alimentos que mancham, como café;
  • Visitar o dentista regularmente.

A consulta ao dentista pode solucionar algumas dúvidas sobre a conservação da faceta dentária. Além da realização de uma limpeza profissional, o dentista pode recomendar um creme dental com flúor não-abrasivo, além de enxaguantes bucais específicos.

Para que serve?

A faceta dentária é uma lâmina de 0,5 até 1,2 milímetro colocada sobre a superfície do dente. Ela é indicada para os pacientes que desejam alterar o sorriso, mas que necessitem de grandes mudanças estéticas nos dentes.

Sendo assim, as facetas podem ser usadas para a correção de dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com algum espaçamento anormal. As lâminas podem ser fabricadas em dois materiais: resina e porcelana. A resina possui uma menor durabilidade, enquanto a porcelana, embora frágil, ao ser fixada, torna-se resistente.

Como a faceta dentária é colocada?

O procedimento de colocação da faceta dentária é rápido e prático, levando em média de uma a duas consultas, entre o desgaste e o contorno das lâminas ao dente. Não é necessário a aplicação de anestesia local para a instalação. A aplicação só é recomendada quando o paciente tiver uma grande sensibilidade em relação ao processo de desgaste e preparação dos dentes para o recebimento das facetas.

Com cimento resinoso, o dentista começará a aplicar cada faceta em seu devido lugar. Depois de colocadas, são feitos ajustes para que os contornos das facetas fiquem corretos. Por último, a faceta dentária é exposta por 60 segundos com luz em toda a superfície, isso garante que as lâminas sejam coladas à estrutura do dente.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.