


Técnicas da estética dentária evocam o melhor do sorriso
O sorriso é o cartão de visitas para todas as pessoas. Quanto mais brancos e belos, maiores são os benefícios não somente estéticos, mas também no ambiente profissional e social. Pensando nisso, a área da estética dentária procura inserir novas tecnologias para manter e promover um cuidado maior com a boca.
Confira algumas dos procedimentos da estética dentária que deixam os dentes mais brilhantes:
Profilaxia dental
A profilaxia vai além de procedimentos puramente dentro da área da estética dentária. A técnica é a limpeza profissional que compõe a base para que doenças periodontais e a cárie sejam evitadas, promovendo melhora na saúde bucal. Nesse procedimento, o dentista realiza a raspagem, o alisamento e polimento dos dentes. A placa bacteriana é removida, assim como o tártaro, devolvendo o branco dos dentes.
Além da recuperação da beleza dos dentes, a profilaxia evita que doenças periodontais se agravem. Um exemplo é gengivite, inflamação simples da gengiva que pode se desenvolver para a periodontite. Esse último estágio pode fazer com que o dente caia e que a estrutura da arcada fique danificada.
Para que a profilaxia seja conservada, é essencial que alguns passos sejam realizados:
- Escovação após as refeições ou três vezes no dia;
- Aplicação diária do fio dental;
- Limpeza da língua;
- Dieta com menos açúcar.
Clareamento dental
O clareamento dental é a técnica mais procurada na estética dentária. Graças aos modelos com aplicação de luz de LED, clareamento a laser, clareamento com gel e com luz violeta é possível obter o branco mais profundo dos dentes e um sorriso com brilho intenso.
A melhor abordagem para cada paciente deve ser avaliada a partir da opinião de um dentista, mas é o clareamento é recomendado para todos por ser indolor e não-invasivo.
Facetas dentais
As facetas podem ser usadas dentro da estética dentária para correções mais profundas dos dentes. Elas são lâminas feitas de resina ou porcelana, e são aplicadas por um dentista depois que ele faz modificações duras na superfície dentária. São exemplos de modificações, por exemplo, os dentes desalinhados, trincados, desiguais, manchados ou desgastados. Com as facetas, essas condições podem ser modificadas. Dentre os procedimento da estética dentária, as facetas resultam em um encaixe perfeito na estrutura dos dentes.